O novo jurado do Shark Tank, o empresário José Carlos Semenzato, 51 anos substituirá Robinson Shiba, da rede de comida China In Box e atuará junto com João Appolinário, da Polishop; Caito Maia, da Chilli Beans; Cristiana Arcangeli, da Beauty’in; e Camila Farani, da G2 Capital.
A história dele começa aos 13 anos como vendedor de coxinha em Lins, interior de São Paulo, aprendeu programação e criou a rede de escolas de computação Microlins. Depois, fundou a SMZTO Holding de Franquias, que atua na gestão e na aceleração de negócios no franchising.
Semenzato tem ciência de que a nova atividade também trará mais visibilidade aos seus negócios, que vão muito bem. O grupo conta com mais de 10 marcas investidas, entre elas, o Instituto Embelleze e a OdontoCompany, e faturou 1.45 bilhão de reais em 2018. Em 2019, a meta é alcançar 2.2 bilhões em 2019.
Erros dos empreendedores – Os primeiros grandes erros, segundo Semenzato são não mensurar o investimento e não pensar em um plano de negócios de três anos. Por natureza, o empreendedor pensa muito no imediatismo. Nesse sentido, a primeira dica é: faça um plano de dois ou três anos para que não se frustre e para que, no meio do lançamento do seu projeto, não falte recursos. O outro erro é menosprezar os concorrentes.
O empreendedor acha que a ideia dele é brilhante e por isso não investe tempo para pesquisar a concorrência, para ver quem está fazendo o que, quem está indo bem e quem quebrou a cara.
Aprender com os erros dos outros é uma lição que serve para pequenos e também para grandes empreendedores. Canso de ver erros clássicos sendo repetidos por falta de humildade.
Há ainda mais um erro grave: não medir o desejo do consumidor. Você pode ter uma ideia maravilhosa, criar um produto ou serviço incrível, mas, ao colocar à disposição do mercado, o consumidor pode não se interessar. (com Você S/A)