Entre os dias 07 a 09 de agosto, em São Paulo (SP), 15 varejistas de Mato Grosso, participantes do programa Varejo Competitivo serão premiados no Encontro Nacional da Cadeia de Abastecimento (ENACAB). De 150 empresas indicadas pela Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sebrae Mato Grosso para fazer parte do programa, foram formadas cinco turmas. As três melhores receberão troféus e farão parte da missão técnica ao ENACAB 2017.
O presidente da AMAD, João Carlos Sborchia, ficou satisfeito com o resultado do programa desenvolvido em mercearias, minimercados e supermercados com até quatro caixas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Sinop. “Os pequenos varejistas foram capacitados por um consultor do Sebrae, com o objetivo de ganhar competitividade em relação à concorrência. Em um ano de Varejo Competitivo eles já estão sentindo a diferença em suas empresas”, contou.
Um dos exemplos é Júlio Cesar da Cruz Gavelan, do Supermercado Bom Preço, de Cuiabá. A empresa dele é familiar e a esposa e o filho também participaram das palestras e orientações dadas pelo Sebrae. “O programa foi 100% e nos ajudou muito, principalmente porque somos novatos no ramo de supermercados. Começamos junto com o Movimento Aqui Se Atende Bem e foi muito importante para o sucesso do nosso negócio. Se tiver novos programas, com certeza vamos tentar participar”, completou o empresário.
O Varejo Competitivo é um programa de capacitação voltado ao varejo independente, criado pela Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores (ABAD) em parceria com o Sebrae Nacional. O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Mato Grosso (Sincad-MT), Sérgio José Gomes, avalia que a participação das empresas vai ajudar o estado a se tornar mais competitivo no cenário nacional. “É um grande incentivo para os empresários. A capacitação recicla e desperta os varejistas para o negócio”, afirma.
Heranil do Nascimento Amorim, proprietária do Supermercado Bom Gosto, de Várzea Grande, disse que é visível a evolução dos participantes do Varejo Competitivo. “O programa amplia os horizontes, dá perspectiva de vida e entusiasmo. Eu senti uma mudança de atitude, postura e comportamento por parte dos colaboradores que participaram. Depois das aulas de educação financeira, por exemplo, um deles comprou uma moto. A tendência é querer expandir”, comemora.
A impressão de Rodolfo Lozich, do Supermercado União, de Cuiabá, é a mesma de Heranil. Ele sentiu que as pessoas que participaram do Varejo Competitivo ficaram mais conscientes e passaram a produzir mais. “Houve uma evolução considerável na empresa e no quadro de funcionários. Precisamos cada vez mais desse tipo de orientação para melhorarmos a gestão dos nossos negócios, porque às vezes não temos a formação necessária. O suporte do programa é fundamental para conseguirmos sobreviver no mercado”, concluiu.
Durante os 12 meses do programa Varejo Competitivo em Mato Grosso ocorreram diversos momentos entre os participantes, como sensibilização do atacado distribuidor e dos empresários varejistas, aplicação de pesquisas, aplicação do diagnóstico de loja Sebrae, consultorias no ponto de venda sobre layout de loja e de controle de qualidade, cursos presenciais de gestão financeira na medida e de atendimento ao cliente, encerrando com a premiação, entrega de certificados e missão técnica ao ENACAB 2017.