Com o objetivo de continuar e ampliar ainda mais os projetos e consultorias no município de Nossa Senhora do Livramento, a equipe do Sebrae se reuniu com o prefeito Silmar Souza, o vice Joemi Benedito de Almeida, os secretários de Agricultura, Sivori D’Abadia, de Educação, Cassio Emanuel Assunção, e de Comunicação, Eraldo Coiado e apresentou produtos do portfólio do Sebrae MT para ampliar a atuação da instituição no desenvolvimento econômico da região, através de políticas públicas – compras governamentais – e educação empreendedora.
Participaram da reunião os técnicos do Sebrae Valéria Pires, Ricardo William Santiago, Cynthia Justino, Maria Helena Ferreira da Costa.
Durante o ano de 2016, o Sebrae atuou com a prefeitura local em projetos de piscicultura, pecuária de leite, inclusive com apoio técnico para a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), além da produção agroecológica e gestão das propriedades rurais.
Agora, o trabalho será ampliado com a inclusão do projeto Educação Empreendedora Sebrae em escolas municipais. O projeto, que atende alunos de escolas públicas e privadas, a partir de seis (6) anos, desde o ensino fundamental até o nível superior, tem foco no desenvolvimento do empreendedorismo e é totalmente gratuito. Em 2017, o Sebrae vai atender 39.400 alunos em todo o Estado. Em 2016, prefeituras como as de Jauru e Sapezal participaram e esse ano, o projeto está sendo apresentado para prefeituras, e escolas públicas do Estado e também particulares.
O prefeito Silmar Souza destaca a importância desse trabalho, especialmente pelo fato de não representar custos para o município. Outra área que ele solicitou o apoio do Sebrae é a de política pública, especialmente no que se refere a uma capacitação para compras governamentais. “É fundamental viabilizar as compras da prefeitura do comércio local, para fomentar a circulação de dinheiro dentro do município. Para tanto, precisamos que os empresários conheçam o processo, as documentações necessárias para atender os requisitos legais”, reforçou. A primeira capacitação já agendada para a primeira semana de março.
Uma das atividades que está sendo programada é a feira de produtos regionais, que vai acontecer mensalmente, a partir de maio, mês do aniversário da cidade. A intenção é comercializar produtos da agricultura familiar, artesanato, gastronomia e atividades culturais, promovendo a transversalidade entre as áreas.
A partir de março, o município contará com uma secretaria de turismo e cultura, pasta que será comandada por José Eugênio de Almeida Maciel, que mesmo sem ter sido empossado, já está trabalhando em várias frentes, incluindo o Carnaval, considerado por ele o maior projeto de geração de renda.