A demanda do setor de serviços, em Mato Grosso, vem acumulando números negativos ao longo de 2024, inclusive nas atividades turísticas, cujo saldo fecha o acumulado de janeiro a setembro com queda de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. As maiores quedas registradas no país estão no estado.
Em todos os comparativos, o saldo mato-grossense no setor é negativo, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foram divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor tem participação de 1,79% sobre a economia estadual, conforme o órgão. Esse percentual é o segundo maior do Centro-Oeste, atrás apenas do Distrito Federal, com 2,47%.
No geral, a demanda por serviços, em Mato Grosso, foi a maior do país no comparativo do acumulado de 2024 ante 2023 – janeiro a setembro – 9,6%, enquanto o Brasil registrou alta de 2,9%.
Na comparação entre setembro desde ano com o mesmo mês do ano passado, a retração é de 13,9%, sendo também o maior índice do país apurado pelo IBGE no período. No Brasil houve alta de 4%.
Já na análise mensal, setembro de 2024 ante agosto de 2024, o setor de serviços recuou 2% em Mato Grosso, mas cresceu 1,8% no Brasil.
Em relação às atividades turísticas, na avaliação mensal o estado recuou 2,8%, na anual 20% – sendo a maior, novamente do Brasil – e fechou o acumulado dos noves meses de 2024 encolhendo 15,8%.
CONTRAMÃO – Conforme o IBGE, o Brasil cresceu 1% em setembro de 2024. Com isso, o setor de serviços renova o ponto mais alto de sua série, superando em 0,6% o antigo patamar mais elevado (julho de 2024). Além disso, o volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020.
Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE observa que “em setembro, tivemos vários setores que impulsionaram o volume de serviços, como empresas de engenharia, de produção de festivais musicais, de transporte dutoviário e edição de livros integrados à impressão. Por outro lado, temos visto incrementos de receita mais constantes em tecnologia da informação, agenciamentos de espaços de publicidade em mídias digitais, intermediação de negócios por aplicativos ou plataformas e-commerce e administração de cartões de desconto e de programas de fidelidade. A conjuntura econômica pode até potencializar o crescimento dos serviços, mas não explica sozinha o bom desempenho do setor”.
Em setembro de 2024, houve predomínio de taxas positivas tanto em termos setoriais quanto na ótica regional, já que quatro das cinco atividades e 16 das 27 unidades da federação investigadas mostraram expansão frente ao mês anterior.
A atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) foi a maior influência positiva sobre o índice no mês. Outras altas ocorreram em informação e comunicação (1,0%), transportes (0,7%) e serviços prestados às famílias (0,4%). O único recuo do mês foi em outros serviços (-0,3%). No recorte regional, São Paulo (1,0%) e Rio de Janeiro (2,6%) lideraram os ganhos do setor de serviços.
Rodrigo observa que “as empresas mais inovadoras, com grande receita, têm sede em São Paulo, como os serviços de tecnologia da informação; de agenciamento de espaços de publicidade nas mídias sociais; administração de cartões de desconto e de programas de fidelidade; e intermediação de negócios por aplicativos e plataformas de e-commerce. Já o estado do Rio de Janeiro foi destaque em setembro por conta de um festival musical de grandes proporções na sua capital”.
Na comparação com setembro de 2023, na série sem ajuste sazonal, o volume de serviços cresceu 4,0%, seu sexto resultado positivo seguido nesta comparação. O acumulado no ano chegou a 2,9% frente ao mesmo período de 2023 e o acumulado em doze meses foi a 2,3%, sua maior taxa desde abril de 2024 (2,5%).
Ainda na comparação com o mesmo mês de 2023, houve alta disseminada setorial e regionalmente, já que quatro das cinco atividades e 19 das 27 unidades da federação registraram avanço. Adicionalmente, o índice de difusão de setembro de 2024 chegou a 60,2%, com taxas positivas em 100 dos 166 tipos de serviços pesquisados.
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