O Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (27.11), é uma oportunidade para quem deseja adiantar os presentes de Natal, com um preço mais vantajoso. Em Cuiabá, não será diferente. De acordo com a estimativa da União de Lojistas de Shopping Centers de Mato Grosso (Unishop), o aumento nas vendas pode chegar a 10%.
Com descontos que podem chegar a 70% do valor original, os lojistas também aproveitam para renovar os estoques. Algumas marcas optaram pela “Black Week”, que não teria descontos apenas na sexta-feira, mas ao longo da semana. “É uma forma de sair na frente e até mesmo movimentar o shopping para o grande dia, que é na sexta-feira. Mas isso depende de cada lojista”, explica o presidente da Unishop, Junior Macagnam.
Com as vendas em alta, o fluxo de clientes dentro dos shoppings também aumenta. Ainda de acordo com os dados da Unishop, a circulação de pessoas pode aumentar de 5 a 12% neste período. “Isso também é positivo para outros estabelecimentos, como é o caso de cinemas e praças de alimentação. A pessoa que vai para o shopping para fazer compras, acaba procurando lazer e alimentação também”, disse Macagnam.
Além dos preços atrativos, os consumidores também podem participar das promoções de Natal, que envolvem sorteios e premiações, como é o caso do Shopping 3 Américas, que decidiu inovar este ano, trazendo o sorteio de nove carros, entre eles um Jeep Renegade e oito HB20.
“Apesar da campanha ser alusiva ao Natal, decidimos prolongar até março os sorteios, como forma de incentivar o consumidor a frequentar o shopping após as festas de fim de ano. Mas essa campanha é uma das maiores que já fizemos”, destacou o superintendente do Shopping 3 Américas, José Júlio Cantino.
Ainda de acordo com o superintendente José Júlio, o Black Friday do 3 Américas traz novidades tanto nos descontos, que podem chegar a 70%, até o horário de funcionamento do shopping, que estará aberto ao público das 10h às 0h.
“Por ser em um dia de semana, alguns consumidores correm o risco de não terem horários livres para aproveitar o Black Friday. Por isso pensamos em estender o horário de atendimento até 0h”, explicou.
Para o shopping localizado no Jardim das Américas, o aumento das vendas pode chegar a 8%, com um crescimento no fluxo de clientes de aproximadamente 12%.