Com a aproximação das principais datas comemorativas de fim de ano, como a Black Friday e o Natal, o Sistema Fecomércio/MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MT), promove o lançamento do ‘Prepara Varejo’, maior programa de capacitação do comércio. Ao todo serão ofertadas mais de 15 mil vagas em mais de 140 cursos totalmente gratuitos em todo Estado.
O lançamento oficial será feito hoje e amanhã (20), com a realização de palestras on-line com profissionais que são referência nacional em vendas, gestão e desenvolvimento de negócios para o varejo, como Ciro Bottini, Rodrigo Barros, João Laurentino e Tande. Para participar, basta se inscrever pelo site da Fecomércio/MT.
O superintendente da Federação, Igor Cunha, destaca a gratuidade do programa. Serão ofertadas mais de 1,5 milhão de horas de capacitação em 124 municípios mato-grossenses. “As datas de fim de ano são consideradas as melhores para o comércio, por isso, levar esses treinamentos na maioria dos municípios do Estado, fomentando toda a cadeia produtiva que é responsável pela maior arrecadação estadual e uma das maiores geradoras de emprego”.
Além disso, até o final deste ano, serão promovidos circuitos de palestras em cidades-polo do Estado com a participação de palestrantes regionais para divulgar os cursos e soluções educacionais do Senac/MT, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), todos destinados ao atendimento das necessidades do comércio nas respectivas regiões de Mato Grosso.
Leia também: Pesquisa mostra crescimento do endividamento das famílias cuiabanas
Os municípios contemplados com circuito de palestras são, além da Capital, Sinop, Barra do Garças, Tangará da Serra e Rondonópolis, por meio de ações extensivas. Já os cursos de aperfeiçoamento serão de curta duração, com foco na capacitação do trabalhador do comércio, variando de 15 a 40 horas.
Para o presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior, a necessidade de se investir na capacitação profissional de pessoas fomenta a economia e contribui para maior geração de renda da população. “De forma totalmente gratuita, o programa vai capacitar aqueles que trabalham e desejam trabalhar no setor. Com isso, todos ganham: os trabalhadores do comércio, empresários e a economia do nosso Estado, que se torna ainda mais promissora”, enfatizou.
Leia mais: Tarifa de Intercâmbio vai beneficiar lojistas, aponta Fecomércio/MT