O curso “Excelência na Gestão de Clínicas e Consultórios” promovido pela Unicred Mato Grosso, em parceria com a Faculdade do Cooperativismo (I.COOP), celebrou o encerramento da primeira turma. No total, 55 profissionais da área da saúde, em especial, médicos, concluíram o curso e receberam o certificado de participação.
O curso, com carga horária de 40 horas, no formato híbrido, com módulos presenciais e on-line, aconteceu no período de 20 de setembro a 29 de novembro deste ano e abrangeu 25 cooperados de Cuiabá, Várzea Grande e Primavera do Leste, e 30 de Sinop, Sorriso e Nova Mutum.
“Essa primeira turma mostrou a viabilidade desse projeto, uma vez que a Unicred MT, entendendo a necessidade do cooperado, passou a oferecer um curso para melhorar a capacidade dele em gerar resultado dentro do seu negócio”, apontou Ronivaldo Lemos, presidente da cooperativa.
Segundo ele, a universidade não prepara os médicos e profissionais da área para cuidar da saúde financeira, sendo essencial, o aperfeiçoamento nessa área, através de cursos para melhorar a gestão.
“Precisamos nos especializar também em gestão, entender o que é um negócio, um consultório, uma despesa, uma receita, saber, por exemplo, ler um demonstrativo de resultado, para poder precificar o nosso trabalho”, informou o presidente da Unicred MT.
Vice-presidente da cooperativa, João Paulo Fortunato, explica que o curso de gestão já estava no cronograma de atividades do Conselho de Administração da Unicred MT desde 2020. Entretanto, devido à pandemia, o projeto precisou aguardar alguns meses.
“Agora, no final de 2022, conseguimos concluir essas turmas de cooperados capacitados em gestão, com um curso elaborado pela Faculdade do Cooperativismo. É uma pauta muito importante para o desenvolvimento empresarial e econômico do nosso Estado, mais um grande feito para nossos associados”, frisou João Paulo.
Para Onofre Cezário Filho, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (Sistema OCB/MT), também enfatiza que a Unicred MT vem proporcionando aos cooperados, a possibilidade de que conheçam mais sobre a área econômica.
“O grupo da saúde faz muito bem a sua rotina de cuidar do paciente, mas não cuida da própria economia, do financeiro, e a Unicred MT está oportunizando isso, com a parceria da Faculdade do Cooperativismo”, disse Onofre, acrescentando que o curso tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
Para a instrutora do curso, Francieli Gregório, os cooperados demonstraram bastante empenho e muito interesse em aprender sobre a gestão de clínicas e consultórios.
“Tivemos uma master class inicialmente e todos vieram com muitas perguntas, muita vontade de aprender e implementar seus negócios. E a Unicred MT foi sensacional nisso, pois viu a necessidade do cooperado e ofereceu o curso de uma forma em que os custos não pesassem aos participantes”, ratificou.