As vendas natalinas foram as melhores possível em 5 anos para o comércio de Cuiabá conforme dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). Durante o período de 17 a 24 de dezembro, as vendas subiram 6,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado registrou o melhor desempenho desde 2013.
Considerando o percentual apurado pela CDL/Cuiabá, no período, o saldo das vendas natalinas na Capital superou o apurado na média nacional, que foi de 2,66%.
Na avaliação da CDL Cuiabá, a recuperação do crédito do consumidor, a melhora dos níveis de confiança e a retomada da expansão do crédito com a queda dos juros, estimularam as vendas do Natal de 2018.
"Além desses fatores e de outros, como o cenário político definido e o saldo positivo na geração de empregos, foram favoráveis para o comércio voltar a crescer ", complementou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
Granja disse ainda que desde o começo de 2018, já se notava um incremento maior quando comparado com anos anteriores. "Nesse natal não foi diferente, nós ultrapassamos os 6% de incremento em termos de média e teve algumas empresas que conseguiram superar os 10%".
Com esse clima de otimismo, a expectativa é iniciar 2019 de forma positiva para o setor varejista. "Os números são bem significativos o que faz com que a gente crie uma expectativa muito mais positiva para o ano de 2019", finalizou ele.
BRASIL – A retomada da confiança do consumidor e a expectativa de retomada da economia levaram os brasileiros a presentear mais neste Natal. Dados Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que as consultas para vendas a prazo nos 21 dias anteriores ao Natal (entre 04 e 24 de dezembro) — data comemorativa mais lucrativa para o varejo —, cresceram 2,66% na comparação com o mesmo período de 2017.
Este é o segundo ano consecutivo de alta. Nos últimos anos, as vendas a prazo no Natal tiveram o seguinte desempenho: +2,13% (2017), -2,29% (2016), -4,16% (2015), -8,3% (2014), +3,62 (2013) e +3,90% (2012).
Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, os números refletem o clima de otimismo quanto aos rumos do país. "Após um período de retração da economia, observa-se uma perspectiva positiva do cenário pós-eleições, que estimulou muitos consumidores a irem às comprarem neste Natal", avalia.
De acordo com um levantamento da CNDL e do SPC Brasil, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal foi estimado em R$ 115,9. A previsão era de que a data movimentasse cerca de R$ 53,5 bilhões na economia.