O vereador Thiago Silva (PMDB), propôs para o Legislativo de Rondonópolis, a criação de um Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico em Rondonópolis, que tem como objetivo ampliar as discussões no município sobre o desenvolvimento da cidade e da região.
Caso seja aprovado, o Fórum ajudará também nas diretrizes para as políticas municipais de desenvolvimento econômico de Rondonópolis, além de aproximar o cidadão das questões ligadas ao assunto, que embora pareça somente responsabilidade dos governantes, é de grande importância a participação popular.
"Será um espaço consultivo e de deliberação, onte será possível fomentar o diálogo com entidades representativas do desenvolvimento local juntamente com a população, aproximando o poder público do cidadão", frisou o vereador.
Na proposta também está inclusa a revisão da lei municipal de política ao incentivo a instalação de indústrias, o incentivo a diversificação econômica e agregação de valor a matéria prima, a cooperação entre entes da federação para criação de políticas de incentivos a instalação de novas empresas ou indústrias e articulações para implantação de um parque tecnológico na cidade.
“Me preocupo com a quantidade de empresas que estão fechando em Rondonópolis e com o aumento do desemprego. Nos últimos anos a política econômica local não tem atraído indústrias para o município. Precisamos repensar formas de atrair investimentos e gerar novos postos de trabalho”, ressaltou o vereador.
O Fórum será um instrumento para trabalhar o planejamento estratégico de Rondonópolis para os próximos anos. “É fundamental que toda a sociedade, e não apenas o poder público, participe deste processo, pois o futuro tem que ser construído de forma coletiva”, externou Silva.
O Fórum deverá contar com a participação das entidades representativas dos segmentos comerciais, logísticos, econômicos e financeiros, representação dos trabalhadores, instituições de ensino superior e tecnológico sediadas no município com a coordenação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rondonópolis. Compete ainda a entidade definir os partícipes e as mesas temáticas de discussão, bem como a composição da agenda propositiva do Fórum.