Mais de vinte cidades brasileiras inclusive Cuiabá, realizaram na noite da última quinta-feira (19.05), a 3ª Edição do evento Choice Day. Criado pela Artemísia, aceleradora de negócios de impacto social e já articulou mais R$ 30 milhões de reais para 80 empreendedores do país, o Movimento Choice reuniu jovens universitários e empreendedores e visou a troca de ideias, experiências e contribuiu com a melhoria e qualidade de vida da população. A programação do Choice foi realizada no auditório da Arena Pantanal, contou com palestras, workshops gratuitos ministrados pelos próprios empreendedores das universidades de Cuiabá. Como forma de saber mais sobre negócios de alto impacto social e empreendedorismo. O grupo Choice completou cinco anos de atuação na capital de Mato Grosso.
De acordo com a estudante de Direito e organizadora do evento, Marina Martinho, o dia “Choice Day”- é o dia de escolha – significa que é o dia que os jovens escolhem mudar o mundo e ter um país com iguais oportunidades para todos. Marina acredita muito na capacidade dos jovens universitários da capital como forma de oferecer ideias de empreendedorismo e inovação de forma colaborativa. “Em Cuiabá eu vejo muito potencial para a realização do Choice e nós queremos atingir os jovens daqui com negócios de impacto social e empreendedorismo”, destacou.
Você sabe o que é Negócio de Impacto Social?
Negócio de impacto social são empresas que oferecem soluções escaláveis para problemas da população de baixa renda. As principas características são:
Foco na baixa renda: são desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda
Intencionalidade: possuem missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis
Potencial de escala: podem ampliar seu alcance por meio da expansão do próprio negócio; de seua replicação em outras regiões por outros atores, ou pela disseminação de elementos inerentes ao negócio por outros empreendedores, organizações e políticas públicas
Rentabilidade: possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade e não depende de doações e subsídios
Impacto social relacionado à atividade principal: o produto ou serviço oferecido diretamente gera impacto social, ou seja, não se trata de um projeto ou iniciativa separada do negócio, e sim de sua atividade principal.
Distribuição ou não de dividendos: um negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas, não sendo, porém, esse, um critério para definir negócios de impacto social.
Ter lucro com este tipo de negócio é bom para os empreendedores e para a sociedade em geral. "Nesse momento de recessão da economia brasileira, temos que ter atenção aos problemas sociais e ter lucro também. Nós enquanto embaixadores do Choice temos o papel de ministrar palestras, realizar atividades dinâmicas, workshops. Nossa missão é atingir o maior número de pessoas para que se possa tornar a realidade sócio-econômica melhor das pessoas de Cuiabá”, conta Marina.
O Programa Vivendas é um exemplo de negócio de impacto social positivo, com foco em problemas de moradias. Por meio do programa é possível realizar reformas nas residências das famílias de baixa renda com kits de reformas de baixos valores e com parcelamentos acessíveis. O Programa Vivendas está localizado em uma comunidade de São Paulo. As pessoas da comunidade podem contratar o kit e tem a reforma de sua casa entregue em um prazo de 10 dias. “Junto com a família são desenvolvidos o projeto técnico, orçamento e o planejamento financeiro que vai caber no bolso de cada família das comunidades carentes. O que move o Programa Vivenda não é a reforma pela reforma e sim oferecer melhoria na qualidade de vida da população”, exemplificou a embaixadora do Choice em Cuiabá.
Outro exemplo de negócio de impacto social é o aplicativo Dr. Consulta, onde as pessoas conseguem realizar consultas médicas e exames por preços acessíveis, de forma rápida e com tratamento humano. “Cada um que aqui impacta está ajudando a construção de um país com iguais oportunidades”, disse Marina.
Fomento ao empreendedorismo e inovação
O secretário adjunto de Estruturação e Inovação do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) do governo de Mato Grosso, Flávio Gomes Pereira, ressaltou ao Mato Grosso Econômico que o papel do governo do estado é fomentar o empreendedorismo e a inovação por meio da realização de eventos. Ele informou que já conhecia a Artemísia que trabalha com idéias de impacto social. “O grupo abriu seleção para embaixadores Choice e tivemos dois selecionados de Mato Grosso a exemplo da Marina. Entramos em contato com os embaixadores e fechamos uma parceria e começamos a fazer planos de ação, como a realização do Choice Day”, disse o secretário.
Conscientização do impacto social
Flávio acredita que é por meio de um agente que se torna possível transformar a sociedade como um todo. É através de um projeto desses, como Choice que podemos transformar e mudar a cara da comunidade. “O negócio de impacto social para nós é muito importante porque eles têm um olhar que não conseguimos atingir, conseguimos transformar pessoas de uma comunidade”, destacou o secretário.
Economia Colaborativa
O estudante de Engenharia Civil e um dos organizadores das palestras do Choice Day, Raphael Freitas, informou que durante o evento foram apresentados exemplos de economia colaborativa. O Uber é um exemplo de economia colaborativa, é um aplicativo disponível para celulares com Android e Iphone e permite as pessoas proprietárias de um carro improvisarem como taxistas. “Por meio desse aplicativo, as pessoas podem oferecer seus veículos para levar outras pessoas aos destinos com preços mais acessíveis e é uma forma de economia colaborativa”, destacou Raphael.
A essência dos serviços da economia colaborativa é a possibilidade do cidadão comum poupar dinheiro por meio da divisão de gastos e ganhar dinheiro adicional investindo um pouco do tempo ou dos recursos disponíveis que tem.
“Eu consigo adquirir informações além das quais aprendo em sala de aula. Acho esse evento muito importante não só para mim, mas também para todos os universitários e jovens que têm idéias e não sabem de que forma trabalhar com elas” avalia o estudante do curso de Ciências da Computação, Victor Anacleto, de 23 anos.
Victor disse que o evento foi uma oportunidade de estar conhecendo e adquirindo informações com estudantes de outros cursos. “Tive a oportunidade de conhecer o projeto de robótica de alunos do curso de Ciências da Computação, finalizou o estudante.