A região Centro-Oeste do país registrou 314.587 tentativas de fraude no primeiro trimestre de 2025, representando 9,1% do total nacional. O volume indica um crescimento médio de 21,9% em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. A região também apresentou a maior taxa de incidência do país: foram 6.462 tentativas para cada milhão de habitantes no período, reforçando a criticidade do cenário na região.
Goiás liderou em volume absoluto de ocorrências, com 112.688 registros e uma alta de 22,8% na comparação anual. Apesar disso, o estado teve a menor taxa de fraudes por milhão de habitantes da região no primeiro trimestre. O maior destaque proporcional foi o Distrito Federal, com 8.079 tentativas para cada milhão de habitantes, a maior densidade do país, e uma frequência de uma tentativa a cada 1,7 minuto, mesma média observada em Mato Grosso.
Confira a seguir a consolidação dos dados regionais de janeiro a março de 2025 na tabela:

O Brasil registrou 3.468.255 tentativas de fraude nos três primeiros meses de 2025 — um salto de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do país. O volume equivale a uma tentativa a cada 2,2 segundos, com mais de 1 milhão de ocorrências mensais registradas consecutivamente no trimestre.
“Temos observado uma aceleração preocupante na sofisticação das tentativas de fraude. Uma vez que não há uma única solução capaz de barrar as diligências, as empresas precisam adotar a metodologia antifraude em camadas, tecnologias capazes de atuar de forma integrada e preventiva em toda a jornada do usuário. Elas são essenciais para bloquear as investidas ainda na origem, antes que causem prejuízos através de estratégias de engenharia social, agora potencializada pelo uso de inteligência artificial para criar abordagens hiperpersonalizadas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Além da tecnologia, é fundamental investir continuamente na educação dos consumidores para que reconheçam e evitem os novos formatos de golpe”, completa.
BANCOS E CARTÕES CONCENTRAM MAIS DA METADE DAS INVESTIDAS – A maior parte das tentativas de fraude registradas no primeiro trimestre de 2025 foi direcionada ao setor de “Bancos e Cartões” (54%). Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,9%), “Financeiras” (6,7%), “Telefonia” (5,7%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros em todos os três meses. Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento setorial e a comparação com o mesmo período de 2024:
Na análise por modalidade, as inconsistências nas informações cadastrais são a principal frente de detecção das tentativas de fraude, representando 50,6% das ocorrências evitadas no primeiro trimestre. Em seguida, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica responderam por 41,9% dos casos. Já o monitoramento de comportamentos suspeitos em dispositivos — como a associação com históricos anteriores de fraudes — foi responsável por 7,5% das diligências barradas no período.
TENTATIVAS SE CONCENTRAM NA POPULAÇÃO ACIMA DOS 50 ANOS – Na divisão por faixa etária, os consumidores entre 36 e 50 anos seguiram como os mais visados, concentrando 32,9% das tentativas de fraude registradas em março. Em seguida apareceram os grupos de 26 a 35 anos (26,5%) e até 25 anos (15,3%). Já os consumidores entre 51 e 60 anos responderam por 13,4% das ocorrências, enquanto os acima de 60 anos representaram 11,9% do total.
Na comparação com março de 2024 — mês que havia registrado o maior volume de fraudes no ano passado — apenas duas das faixas etárias mapeadas apresentaram aumento nas ocorrências no mesmo mês de 2025: alta de 3,7% entre consumidores de 51 a 60 anos e de 7,9% entre os acima de 60. Todas as demais registraram queda na variação anual, reforçando a tendência de concentração dos golpes nas camadas mais velhas da população.
FRAUDES DISPARAM EM TODOS OS ESTADOS – Todas as Unidades Federativas (UFs) do Brasil registraram aumento expressivo nas tentativas de fraude no primeiro trimestre de 2025, com variações acumuladas superiores a 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. As maiores altas ocorreram no Pará e no Amazonas, ambos registrando 27,0%, seguidos por Roraima (26,0%). Mesmo os estados com menores crescimentos no comparativo — Santa Catarina (20,2%), Distrito Federal (20,6%) e Paraná (21,2%) — apresentaram índices preocupantes.
Em volume absoluto, o Sudeste se manteve como a região mais visada pelos golpistas, com 1.637.274 tentativas de fraude registradas no trimestre — o equivalente a 47,2% de todas as diligências do país. A região teve uma variação média de 22,6% na comparação com os três primeiros meses de 2024.
Entre os estados, São Paulo liderou isoladamente, com quase 1 milhão de tentativas de golpe evitadas no período. Em seguida, ficou o Rio de Janeiro (325.518) e Minas Gerais (302.197). Na outra ponta do ranking, os menores volumes foram registrados no Acre (11.009), Amapá (10.015) e Roraima (7.255). Confira abaixo um gráfico com a quantidade de tentativas de fraude de cada UF e, em seguida, uma tabela com as variações anuais acumuladas nesse período:
Quando se observa a taxa de tentativas de fraude proporcional à população, o Distrito Federal aparece no topo do ranking nacional, com 8.079 ocorrências por milhão de habitantes no primeiro trimestre de 2025. A taxa é mais que o dobro da registrada no Maranhão, que ocupa a última posição com 3.285 ocorrências por milhão de habitantes. Logo após o DF, destacam-se São Paulo (6.856), Mato Grosso (6.444) e Rio de Janeiro (6.300), reforçando a maior pressão fraudulenta em regiões com forte atividade econômica. Confira abaixo o gráfico com os dados completos por milhão de habitantes:
VISÃO MENSAL – O Brasil contabilizou 1.106.846 tentativas de fraude apenas em março de 2025 — o que equivale a uma média de 25 ocorrências por minuto ou uma a cada 2,4 segundos. Apesar do número expressivo, o mês apresentou uma leve retração de 1,1% em relação a fevereiro. Ainda assim, o patamar permanece elevado, com todos os dias de março registrando mais de 35 mil diligências bloqueadas por tecnologias antifraude da Serasa Experian.
“Combater a fraude exige ação constante, tecnologia avançada e uma visão estratégica que combine inovação com educação. Na Serasa Experian, seguimos comprometidos em oferecer soluções cada vez mais completas para antecipar riscos, proteger identidades digitais e apoiar empresas e consumidores na construção de jornadas mais seguras”, completa Rocha.
EVITE FRAUDES, VEJA DICAS:
Consumidores:
• Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos
• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador
• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba
• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências
• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado
• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro
• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
• Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa
• Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica
• Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes
• Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança
• Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente
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