O Circuito Empreenda Mais, uma iniciativa CDL e Sedec, tem como objetivo capacitar 4.000 empreendedores com 74 turmas, em 55 municípios de Mato Grosso. Essa nova edição do programa será iniciada a partir desse mês de dezembro, em Cuiabá, Várzea Grande e Pontes e Lacerda, entre os dias 11 e 15 de dezembro. Demais municípios de Mato Grosso será a partir do dia 15 de janeiro.
O MT Econômico conversou com o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, para saber um pouco mais da iniciativa.
O superintendente da CDL explica que, “haverá especialistas que vão estar orientando e conduzindo para que eles [empreendedores] possam ter uma melhor gestão do negócio para que possa evoluir, ser sustentável e, como já tivemos no primeiro Circuito Empreenda Mais – que teve uma abrangência metropolitana e da baixada, tivemos naquela primeira leva empresas contratando e gerando emprego, renda e agora com esses 4.000 empreendedores, queremos fomentar ainda mais”, disse.
O Circuito Empreenda Mais, oferecerá aulas durante uma semana de forma presencial, em salas de aula, com métodos totalmente exclusivos e ao final, os inscritos sairão com plano de negócios, além de uma marca própria, elas também irão contar com orientação e um passo a passo que precisa ser seguido.
Público alvo
Pessoas que sonham em ter um negócio ou que já possuem um negócio, mas estão na informalidade. Ou pessoas que até estão na formalidade, mas estão no início e precisam ter uma orientação, especialmente no quesito planejamento (plano de ação, marketing, gestão) para que possa ter mais responsabilidade financeira com o seu negócio e que o negócio possa ser permanente.
O que é fundamental para quem está iniciando um negócio próprio, já que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o seu primeiro ano e 60% fecha antes dos cinco.
Leia também: Criação de novos postos de trabalho dobrou em MT em outubro
Metodologia
“O Circuito Empreenda Mais conta com profissionais capacitados, que irão ministrar uma primeira semana de aulas teóricas, no formato presencial, com métodos totalmente exclusivos. Ao final da semana, os alunos sairão com plano de negócios além de uma marca própria“, segundo Fábio Granja.
Após essa semana em sala de aula, haverá consultorias e mentorias durante 90 dias, que envolvem grupos de trabalho, mas também acompanhamento individual para que seja aplicado na prática tudo o que foi planejado durante aquela primeira semana em sala de aula.
No final de 2022, a CDL lançou a primeira edição do programa de empreendedorismo, que serviu como um piloto/teste, com cerca de 300 empreendedores e teve conclusão em maio deste ano. Granja explica que o Empreenda Mais faz parte da campanha Natal Premiado MT, que além de premiar consumidores que fizerem compra no final desse ano, também o projeto engloba ações em nichos sociais, incluindo o desenvolvimento do empreendedorismo com o Circuito Empreenda Mais.
Inscrições
As inscrições para a Primeira turma de Cuiabá estão abertas, e podem ser feitas gratuitamente.
Os interessados têm a oportunidade de participar deste encontro com o empreendedorismo de 11 a 15 de dezembro. Para informações detalhadas e inscrições, os interessados podem acessar o site oficial do projeto: https://www.circuitoempreendamaiscdl-sedec.com/