As promoções da Black Friday fizeram com que os consumidores segurassem o consumo no mês de outubro derrubando as vendas no varejo em 0,4%. "Outubro é o mês que antecede a Black Friday, que é uma promoção que tem um impacto muito forte nas atividades de tecidos, móveis e eletrodomésticos", afirmou Isabella Nunes, gerente de pesquisa do IBGE.
Segundo os dados do IBGE, as atividades de móveis e eletrodomésticos apresentaram queda de 2,5% em outubro, e o segmento de tecidos, vestuários e calçados recuou 2% no mesmo período.
"É natural que, depois de ter crescido durante longo período consecutivo, eles [setores de móveis, eletrodomésticos e tecidos] mostrem uma acomodação frente a uma promoção já anunciada."
Outro fator que derrubou as vendas do varejo foram os combustíveis, que apresentaram retração de 1,2% no mês, na comparação com setembro.
"Essa redução tem um peso muito importante. É uma atividade que vem sendo impactada pela elevação de preços", disse Nunes.
Mesmo não tendo um impacto grande no resultado final do setor varejista, o segmento de livros, jornais, revistas e papelaria foi o que teve a maior retração no mês, com queda de 7,4%. Foi a sexta queda consecutiva desta atividade. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o recuo chega a 23,1%.
"Esse resultado é bastante intenso, mas as notícias já mostram que grande parte das empresas desse agrupamento entrou em recuperação judicial."
Na semana passada, o IBGE divulgou o desempenho do setor industrial no mês de outubro. Segundo dados do instituto, a produção industrial cresceu pela primeira vez após três meses, com alta de 02,%. No acumulado do ano, o setor tem alta de 1,8%.