Trago neste artigo algumas questões muito preocupantes. Todas relacionadas à questão humana e ao mercado de trabalho dos próximos anos.
1 – Jovens alemães no Paraguai. Fiquei sabendo recentemente que cada vez número crescente de jovens técnicos alemães estão se mudando para o Paraguai. Qual a causa? Uma série de fatores econômicos e sociais pressionam a União Europeia, pressionando pra baixo o mercado de trabalho e as oportunidades para os jovens. Por isso jovens europeus estão migrando pra outros continentes. A tendência é que jovens europeus comecem a migrar pro Brasil também, em busca de mercado de trabalho.
2 – O Brasil começa a despontar no mundo como um mercado de oportunidades por conta de uma economia que tende a crescer nos próximos anos e da segurança alimentar mundial que olha com certezas sobre o Brasil.
3 – O Grupo Amaggi, gigante do agronegócio de diversas outras áreas em Mato Grosso e no país, enviou seu time de atração e seleção pra visitar o Colégio Agrícola Estadual de Toledo, no Paraná. Atraindo jovens técnicos agrícolas para funções de trabalho nas fazendas do grupo. O mesmo está sendo feito em outras escolas técnicas do país e em Institutos Federais de Educação, pelo mesmo motivo.
Leia também: Opinião: É pra frente que se anda
4 – Recente relatório da Federação das Indústria de MT levantou que, até 2030, serão abertas 800 mil vagas de trabalho no Estado. Não existe gente preparada pra isso.
5 – Tudo isso indica que será necessária uma completa revisão de abordagem sobre o tema da educação profissional. Universidades públicas e privadas, além dos órgãos privados de educação profissional precisam se reinventar imediatamente pra atender ao mercado de curto prazo.
6 – Se a educação profissional no Brasil, particularmente em Mato Grosso, não se adequar a esse novo perfil de empregabilidade, corremos o risco do país e do Estado ser invadido por levas de técnicos preparados na Europa, migrando em busca de novos horizontes. Recordo: a União Europeia está numa profunda crise social e econômica provocada por diversos motivos. A empregabilidade lá está caindo cada vez mais. A América do Sul é um horizonte interessante. Especialmente o Paraguai, Brasil e o Centro-Oeste. Só pra registro. Mato Grosso é o Estado que mais busca gente qualificada no mercado brasileiro.
Dito isso, governo e o mercado precisam tirar a bunda da comodidade e olhar pra frente!
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO