O candidato à prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), expôs suas propostas para alavancar o desenvolvimento econômico e social da capital mato-grossense em um debate que aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) na semana passada. Durante a exposição, Abílio focou principalmente na administração pública e combate à corrupção, declarando que pretende desburocratizar Cuiabá.
O MT Econômico preparou uma série especial “Propostas para Cuiabá 2024” sobre os planos dos candidatos caso assumam o cargo nos próximos quatro anos. O intuito dessa série é trazer de forma imparcial e com clareza aos cidadãos sobre o que cada candidato planeja para o desenvolvimento econômico e social de Cuiabá.
Além de Abílio Brunini (PL), Kennedy (MDB), Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT) também participaram da sabatina.
A organizadora do debate, CDL Cuiabá, realizou uma pesquisa com empresários locais para identificar pontos de interesse, que foram apresentados durante o debate e respondidos individualmente pelos candidatos, com o objetivo de discutir temas relevantes para a gestão do setor nos próximos quatro anos.
O deputado federal Abílio Brunini iniciou sua fala destacando problemas na administração pública e apresentando soluções, como o projeto “Destrava Cuiabá”, que transferiria da prefeitura a responsabilidade de aprovar projetos de construção civil. Segundo Abílio, a prefeitura ficaria apenas com a competência de registrar os projetos, questionando a necessidade de um arquiteto revisar o trabalho de outro profissional igualmente competente.
Para ele, a desburocratização é o caminho para o crescimento econômico de Cuiabá, propondo a liberação da atividade comercial e da construção civil, com a criação de uma central especializada para grandes projetos. Abílio também ressaltou que a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) pode colaborar com a desburocratização de processos administrativos, como a liberação de alvarás de funcionamento, e destacou a importância de profissionais especializados na administração das secretarias municipais.
Questionado sobre como pretende manter a harmonia entre os poderes, Abílio declarou que vê o poder judiciário como uma solução para conflitos, mas ressaltou a necessidade de renovação na Câmara dos Vereadores. “Costumo dizer que não existe prefeito corrupto se a maioria dos vereadores também não for. Se o prefeito é corrupto e os vereadores não cassam o prefeito, ou são cúmplices ou são omissos”, afirmou Abílio.
Sobre a concorrência desleal entre o comércio ilegal e o legal, o candidato propõe instalar câmeras de segurança no centro histórico, aumentar a vigilância patrimonial, criar uma guarda municipal armada e fortalecer o apoio da Polícia Militar. Ele também sugere incentivos fiscais ao centro histórico e a realização de eventos culturais e gastronômicos para revitalizar a área, além de oferecer capacitação para incentivar a regularização do comércio local.
O arquiteto Abílio Brunini apontou a falta de políticas públicas para a valorização do patrimônio, criticando o tombamento de edifícios de difícil recuperação, muitas vezes restando apenas a fachada no centro histórico. “Precisamos reformular as leis municipais, criar linhas de crédito para facilitar e estimular a reforma dos imóveis e oferecer incentivos econômicos para essas áreas”, disse Abílio.
Ainda sobre o centro histórico, Abílio abordou a questão das pessoas em situação de rua, defendendo que a melhor solução é a geração de empregos, criticando a prefeitura por fornecer alimentos sem uma política antidrogas eficaz. Ele argumentou que, além do tratamento psicológico, é necessário combater o tráfico de drogas.
Especialista em transporte público e segurança no trânsito, Abílio Brunini afirmou que, em uma cidade onde a mobilidade não funciona, a cidade não funciona, como é o caso de Cuiabá. Ele também apresentou a proposta do programa “Cash Back Cuiabano”, no qual os consumidores que comprarem no comércio local poderão acumular pontos e abater valores de taxas e tarifas municipais.
A CDL apresentou ao candidato 32 propostas levantadas pelos associados, que foram aceitas e incorporadas ao plano de governo de Abílio Brunini. Para o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, a sabatina com os candidatos foi avaliada positivamente, e ele prevê que o próximo mandato será de grandes realizações, com a colaboração da instituição, que visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para se empreender e morar.
O cronograma da série de matérias especiais “Propostas para Cuiabá 2024”, a serem publicadas essa semana pelo MT Econômico, será na mesma sequência de apresentação dos candidatos durante a sabatina da CDL Cuiabá. Confira abaixo:
02/09 às 14h: Domingos Kennedy (matéria publicada. Veja mais aqui)
03/09 às 14h: Eduardo Botelho (matéria publicada. Veja mais aqui)
04/09 às 14h: Lúdio Cabral (matéria publicada. Veja mais aqui)
05/09 às 14h: Abílio Brunini (matéria publicada. Veja mais aqui)
Veja abaixo as 32 propostas dos empresários do comércio apresentadas aos candidatos pela CDL Cuiabá
Veja abaixo também o Plano de Governo do Candidato Abílio Brunini (PL)