A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia esteve na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) para solicitar a realização de estudos e levantamentos técnicos que demonstrem os pontos de maior fragilidade ou inexistência de serviços de telefonia móvel e internet móvel 4G no Estado. A ideia é buscar recursos junto ao governo Federal para viabilizar a universalização do 4G em Mato Grosso.
“É surpreendente a falta de expansão das telefônicas no nosso Estado. Solicitei dados à Secretaria sobre a necessidade real de investimentos em infraestrutura para alcançarmos uma cobertura minimamente aceitável, principalmente nos distritos e na zona rural, que são os que mais penam pela falta de conectividade”, disse o deputado estadual, Diego Guimarães (Republicanos), que preside a Comissão.
Na oportunidade foi apresentado um relatório preliminar do que foi coletado de informações até o momento pela CPI da Telefonia. O secretário Allan Kardec, que está à frente da Pasta de Ciência de Tecnologia do Estado, se comprometeu a auxiliar a investigação em busca de medidas para sanar o problema da telefonia no Estado.
Leia também: CPI da Telefonia aponta déficit de quase duas mil antenas no Estado
A parceria facilitará na identificação do número e posição geográfica de antenas no território estadual, suas respectivas operadoras, além de análise dos municípios e distritos com maior deficiência. “O trabalho que a CPI vem fazendo é fantástico e tenho certeza que essa parceria com a Seciteci tende a ser muito positiva. O avanço tecnológico do Estado passa, principalmente, pela melhoria e ampliação da cobertura telefônica”, ressalta Kardec.
Além da parceria, assim que os dados forem coletados, a CPI deve ir ao Ministério das Comunicações, em reunião que será intermediada pela Seciteci, para aferir a viabilidade de aportar recursos para a melhoria da infraestrutura de comunicação móvel em Mato Grosso. O encontro deve acontecer após os estudos que mostrarão a estimativa dos custos e medidas necessárias para sanar o problema da telefonia no Estado.
“A ideia da nossa CPI é ter como resultado a melhoria no sinal para toda a população do Estado, desde os que estão mais no interior, até os que moram nas cidades polos também penam com a péssima qualidade do serviço de telefonia. Vamos fazer funcionar”, ressalta o deputado Diego Guimarães.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO