Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciaram o lançamento de fundos e programas destinados aos produtores rurais do Estado, durante coletiva de imprensa realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Foi lançada no Estado a linha de crédito FCO Irrigação.
Na ocasião, foram assinados contratos de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) Irrigação, voltado para produtores rurais, cooperativas e associações que se dedicam às atividades produtivas no setor rural, financiando serviços e projetos de irrigação e drenagem, infraestrutura hídrica como barragens e energia e do FCO Mulher Empreendedora.
Hoje pela manhã, Fávaro, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, realizaram o ato de assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da rodovia BR-158 na região do Vale do Araguaia, em Mato Grosso, no Parque de Exposição de Porto Alegre do Norte. Esperada por décadas pela população da região, em especial pelos produtores rurais, a obra vai asfaltar 120 km em um contorno da Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé.
Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou os resultados dos trabalhos realizados durante os nove primeiros meses de gestão. “Nesse período, vivemos um momento histórico. Primeiro, da reconstrução da democracia neste país. Segundo, estamos trabalhando em políticas públicas de inclusão social que foram abandonadas pelo governo passado. E, terceiro, políticas de desenvolvimento, geração de emprego, renda, e cidadania à população brasileira”, disse.
A superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto, salientou a importância das ações anunciadas para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. “O FCO Mulher Empreendedora traz uma oportunidade com juros diferenciados para as mulheres poderem poder trabalhar com seus empreendimentos, traz um prazo diferenciado para poder pagar esse empréstimo e eu tenho certeza que, com essa linha de crédito, vamos poder fazer justiça, que é ver as mulheres estarem onde elas quiserem, inclusive gerando emprego e renda para o estado do Mato Grosso. Estamos lançando aqui também uma nova linha crédito, que é o FCO Irrigação. Sabemos da vocação de Mato Grosso e da importância que esse Estado tem para o PIB do Brasil, para a produção e para o mundo e entendemos a importância de fortalecer a agricultura familiar”, declarou.
Leia também: BID Pantanal finaliza visitas aos municípios participantes do programa em MT
Também foram assinadas as adesões ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê a compra de alimentos de associações ou cooperativas da agricultura familiar e sua doação a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, e ao programa Mais Alimentos, que oferta linhas de crédito para modernização da infraestrutura das unidades produtivas.
MAIS AÇÕES – As autoridades presentes firmaram ainda contrato de credenciamento de depósito de terceiros para armazenamento de produtos do Governo Federal, com o objetivo de amenizar o impacto de oscilação de preços e promover a garantia de abastecimento.
Foram assinados ainda portarias para criação de assentamentos rurais e termo de compromisso para construção de nova sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso, bem como contrato do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024, que visa apoiar o setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os grandes produtores.
BRASIL SEM FOME – Durante a solenidade, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, também anunciou assinatura de termo de adesão ao Plano Brasil sem Fome pela Prefeitura Municipal de Cuiabá.
Em sua fala, Dias afirmou que a transferência de renda é um dos primeiros passos do combate à fome e que o Governo Federal já liberou, até setembro, R$ 2,7 bilhões para Mato Grosso, por meio dos programas Bolsa Família e Benefício da Prestação Continuada (BPC).
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO