Três municípios de Mato Grosso estão entre os 348 do país com autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz. Desde ontem, a nova frequência foi validada para Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Planalto da Serra, cidade que integram a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.
A decisão foi tomada em uma reunião realizada na última quinta-feira (23) pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).
Várzea Grande é a única cidade mato-grossense que escolhida neste momento na ‘cota’ de cidade com população acima de 200 mil habitantes. Conforme a Anatel, essas novas liberações seguiram o seguinte critério: 177 cidades abaixo de 30 mil habitantes, 111 cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes, 37 cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes e 22 cidades acima de 200 mil habitantes.
Apesar da liberação, na prática, isso não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado. Para que isso aconteça, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz terão que solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativações de estações de 5G nesses municípios. O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é extenso e obedece um cronograma estabelecido pela Anatel, considerando o número de habitantes das cidades.
No caso de municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes (1.174 municípios), o cronograma de atendimento estabelece por exemplo, metas ano a ano até 2029. Para 2023, até 31 de julho, as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Pelo compromisso firmado será, no mínimo, uma antena para cada 50 mil habitantes.
“Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, afirmou o ministro Juscelino Filho. Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, ele reforçou que a MCom deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.
Leia também: Anatel libera 5G para Cuiabá, a partir de segunda-feira
DISTRIBUIÇÃO – Até o momento 487 localidades – 86 milhões de brasileiros (40% da população) – obtiveram a liberação do 5G, entre elas Cuiabá, capital de Mato Grosso. As localidades que tiveram liberação hoje estão distribuídas em 23 estados.
VANTAGENS – Além de maior velocidade, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.
APARELHOS – Segundo a Anatel, atualmente, somente 109 modelos de smartphones, disponíveis no mercado brasileiro, estão aptos para receber o sinal 5G.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO