Mato Grosso vai propor a liberação de repasse emergencial de R$ 50 milhões ao estado do Rio Grande do Sul, após a grande tragédia climática que atingiu a região na última semana. A proposta será debatida ainda na tarde de hoje (6) com o setor produtivo e com a Assembleia Legislativa.
Pela proposta, o valor será oriundo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e deverá contribuir para a reestruturação das áreas afetadas pelas fortes chuvas que devastaram o estado e afetaram cerca de 345 municípios.
‘’O governo do Estado vai se reunir nesta tarde com membros dos setores estratégicos de Mato Grosso e formalizar a contribuição financeira de R$ 50 milhões na recuperação de estradas, escolas e casas nessa tragédia que atingiu o sul do país”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Segundo o representante do executivo, a população está mobilizada para arrecadar doações e enviar para o Sul do país para a ajuda humanitária. “A sociedade civil de Mato Grosso está empenhada no recebimento de doações que devem seguir rumo ao Rio Grande do Sul e fortalecer essa grande corrente humanitária em prol de todos que foram afetados por essa tragédia”, declarou.
Mato Grosso e o Rio Grande do Sul são estados-irmãos, já na década de 70, o estado recebeu muito migrantes sulistas, que deram o pontapé do que é hoje o pujante agronegócio mato-grossense.
O MT Econômico se solidariza com todo o Rio Grande do Sul e apoia e incentiva as doações às famílias mais atingidas pelas enchentes.
AJUDA HUMANITÁRIA – Além dessas ações, o governo de Mato Grosso enviou na sexta e no sábado (03 e 04), equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) para auxiliar nas operações de busca e resgate na região.
A equipe da Ciopaer atua na região sob a coordenação da aviação do Rio Grande do Sul nas operações de resgate aéreo com auxílio de dois pilotos e três tripulantes da base mato-grossense.
COMO AJUDAR? Pix oficial doação é o CNPJ 92.958.800/0001-38 “SOS Rio Grande do Sul” banco Banrisul.