Querência é o 6º município brasileiro que mais cresceu nos últimos anos. A cidade lidera em contratações no ano de 2023 na região do Médio Araguaia de Mato Grosso, segundo dados do Caged, apurados pelo MT Econômico.
Localizada a 945 quilômetros de Cuiabá, no nordeste de Mato Grosso, Querência tem uma população de 26.769 habitantes, de acordo com o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Um crescimento de 124% quando comparado a 2010, quando o munícipio possuía apenas 13.033 habitantes. Nos anos 2000 eram apenas 7.274 habitantes.
Querência tem um crescimento anual populacional maior do que as cidades próximas. Enquanto suas vizinhas crescem em uma média de 2% anualmente, o município possui um crescimento de 6,18%, segundo dados do IBGE.
Tanto em níveis populacionais, quanto em expansão econômica, Querência se destaca entre outras como Canarana, Confresa e Ribeirão Cascalheira.
Economia local
A principal fonte de renda de Querência é a agricultura. Através do plantio de soja, arroz, milho e a criação de gado de corte, o município mantém sua economia girando e atrai multinacionais para a região, o que acaba abrindo vagas de empregos e atraindo moradores de outras cidades, até mesmo de outras partes do país.
Só em maio deste ano, o Querência gerou cerca de 652 novas vagas de emprego, 14 a mais do que em 2022. De janeiro até maio deste ano, o número de postos de emprego foi de 3.102. No mês passado, o número de demissões foi de 523, o que mantém um saldo positivo de 129. Quando comparado o saldo total de 2023, de janeiro a maio, houve 3.102 novas contratações e 2.518 demissões, o que mantém um saldo positivo de 584. Maio foi o segundo maior mês de contratações, ficando atrás somente de janeiro, que teve um saldo de 858 admissões e 407 demissões, deixando um excedente positivo de 451.
Isso sem contar o número de pessoas que trabalham de maneira autônoma no município ou que possuem negócio próprio. Querência apesar de ser uma cidade nova, vem crescendo de maneira desenfreada desde a sua criação.
História
Assim como boa parte dos municípios mato-grossenses, Querência é formada majoritariamente por descendentes de gaúchos. Fundada em 8 de dezembro de 1985, a cidade só foi começar a receber moradores no ano seguinte, em 1986.
Contou com o pontapé inicial da Cooperativa Mista de Canarana e foi parte de um projeto de colonização gaúcha dos municípios de Barra do Garças e São Félix do Araguaia, que já possuíam pessoas do Rio Grande do Sul e do Paraná morando e queriam expandir a região.
Querência é um termo comum nos pampas gaúchos para ‘lar’ e a colonização se deu principalmente pela oportunidade de trabalhar a terra da região, expandir o plantio e a agricultura e manter as tradições gaúchas viva.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO