Passada as eleições municipais de 2024, surge o saldo dos partidos e para o Partido dos Trabalhadores (PT) o resultado é negativo em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Mesmo com um candidato disputando o executivo municipal, Lúdio Cabral perdeu para o bolsonarista Abílio Brunini (PL). Ao fim das eleições, o partido do presidente Lula ficou sem qualquer representatividade na capital, ou seja, sem nenhum vereador e sem prefeito.
No primeiro turno das eleições de 2024, nenhum candidato a vereador do PT conseguiu alcançar a vitória e garantir uma cadeira petista na Câmara Municipal, mesmo com 11 nomes se lançado ao Legislativo cuiabano.
Lúdio recebeu 147.127 votos, 46,20% dos votos dos eleitores cuiabanos, enquanto Abílio recebeu 171.324 votos. Foram 24.197 votos de diferença.
NO BRASIL – O PT chegou a 252 prefeituras conquistadas em todo o país. Além das 248 vencidas ainda no primeiro turno, o partido conseguiu eleger prefeitos em Fortaleza e nos municípios de Mauá (SP), Pelotas (RS) e Camaçari (BA). Fortaleza é a única capital conquistada pelo partido. Evandro Leitão venceu com 50,38% dos votos válidos, enquanto André Fernandes (PL) teve 49,62%. Foram apenas 10.838 votos de diferença com os dois candidatos protagonizando a mais acirrada disputa deste segundo turno.
PSD – De acordo com balanço do G1, o Partido Social Democrático (PSD) saiu do segundo turno como a sigla que governará a maior população do país. Em oito anos, o número de pessoas sob sua gestão quase triplicou, passando de 13,4 milhões em 2016 para 37,3 milhões em 2024.
Com a conquista de capitais como Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís, o PSD elegeu prefeitos em um total de 891 cidades.
ABSTENÇÕES RECORDES – Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) mostram que o número de eleitores aptos a votar, mas que faltaram nas eleições do segundo turno, bateu recorde na cidade de Cuiabá. A eleição contabilizou abstenção de 25,8% do eleitorado, a maior até hoje comparando com primeiros e segundos turnos, que ocorrem na capital desde 2012. Foram 114.533 pessoas ausentes.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes