A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT) inicia logo mais, às 18h, a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e à XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). O evento segue até o dia 20 de outubro e pode ser acompanhado presencialmente na Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá, e pela plataforma www.tecmt.com.br . A estimativa é a de que o evento receba mais de 2 mil pessoas.
A abertura terá apresentação da Cia Sinfônica do Serviço Social da Indústria (Sesi), enquanto a Seciteci/MT fará o lançamento da Revista Educação C&T (Ciência e Tecnologia), com o tema “Memória e Itinerários da Educação Profissional das Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso”. A edição traz a trajetória das escolas técnicas na implementação de cursos profissionalizantes e sua contribuição no processo de desenvolvimento regional.
A noite de abertura será encerrada com a palestra magna “Ciência + Sustentabilidade = Evolução”, com o palestrante Will Namem, físico e co-fundador do Projeto “Ciência em Show”. A palestra traz a apresentação de experimentos científicos e reúne ciência, diversão, criatividade e muita interação com o público.
Leia também: Agrihub é premiado pela ABDI por estimular fomento por nova tecnologias
Com o tema “Bicentenário da Independência: 200 Anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, a Semana Nacional tem como foco a popularização ciência junto à sociedade e seus avanços nestes 200 anos. A Semana é uma realização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), sob a organização da Seciteci.
Simultaneamente, Mato Grosso também realiza a XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). Foram selecionados 43 trabalhos de escolas da rede pública e privada de ensino de todo o Estado. Vinte destes trabalhos serão apresentados de forma presencial. Os outros 23 trabalhos, no formato online, pelo link www.tecmt.com.br
A proposta é estimular a participação de estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e de alunos dos ensinos médio, médio técnico e profissionalizante. Os alunos foram desafiados a desenvolver ideias e soluções nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Economia Criativa. As soluções devem ser capazes de dinamizar as relações econômicas na busca pela superação das desigualdades regionais.
A MECTI também contará com atividades simultâneas, como o “Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências)”, com a fantástica ‘Carreta da Ciência’, palestras, oficinas, exposições e vitrines tecnológicas promovidas pelas instituições parceiras.
Leia mais: Entidades do agro marcam presença na 2ª Semana da Inovação de MT
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO