Em 2017, Várzea Grande já tem previsão de R$ 100 milhões de investimentos para a educação em obras, mobiliário e ações, dentro do orçamento estimado de R$ 181.701,7 milhões para o setor. Serão construídos 16 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), as antigas creches, sendo 14 novas unidades e outras duas obras paralisadas pela administração passada que serão retomadas a um custo inicial de R$ 34,6 milhões. A prefeitura também anunciou a reforma total de cinco escolas municipais com custo previsto de R$ 12,7 milhões e construção de três novas escolas estaduais em convênio anunciado pelo governador Pedro Taques, que vão custar R$ 23 milhões.
“Vamos continuar investindo em educação, obras e ações, mas não podemos deixar de lembrar que entre essas ações as mais importantes são a capacitação de nossos professores e a utilização de instrumentos como a informática através de computadores, bibliotecas, equipamentos como ar condicionado, mobiliários como lousa eletrônica, para colocar à disposição da população escolar o que existe de melhor e reforçar o aprendizado. Todo o esforço e dinheiro público são importantes, mas estamos atrás de resultados deste esforço para que as crianças e jovens de hoje sejam os profissionais de sucesso do amanhã”, ressaltou a prefeita Lucimar Campos.
A pasta da Educação detém o segundo maior orçamento do Município de Várzea Grande. Segundo o secretário, professor Silvio Fidélis, anualmente a prefeitura tem ampliado o volume de recursos investidos na educação pública. Os números de 2016 superam em 26% o volume de recursos previstos.
“À exceção da saúde, educação e obras, houve uma redução nos valores previstos no orçamento anual de Várzea Grande, por causa das obras e ações do Programa de Aceleração do Crescimento, que tem a estimativa de aplicar até 2020 mais de R$ 500 milhões em abastecimento de água, saneamento básico, pavimentação asfáltica e habitação”, disse o titular da pasta de Planejamento, Edson Silva, assinalando que nos anos de 2013, 2014 e 2015 a administração municipal somava os R$ 500 milhões do PAC com as demais receitas do orçamento anual.
A prefeita assinalou ainda que chegou à administração em maio de 2015 e já conseguiu recuperar totalmente oito escolas e um Cmei, sendo que todos se encontravam com as obras paralisadas e sem atender a uma população estimada de cinco mil alunos. “Nossas escolas municipais estão sendo reergui-das dentro de padrões modernos, eficientes e contando com o que existe de melhor em estrutura física e mobiliário, tanto que todas nossas salas de aula têm ar-condicionado e as unidades contam com laboratório de informática e queremos avançar ainda mais”, explicou Lucimar.
VG quer ser modelo de educação
“Não sei se haverá tempo suficiente e recursos para tal, mas estamos empenhados em tornar Várzea Grande um modelo em educação pública”, disse o secretário de Educação, Silvio Fidélis, lembrando que dentro de até uma década, com a instalação do Parque Tecnológico, a cidade se tornará um polo educacional de excelência em nível técnico superior já contando com as obras em implantação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Técnico Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
“Já existem entidades em excelência de ensino privado manifestando interesse em se instalar em Várzea Grande por causa do Parque Tecnológico”, lembrou Silvio Fidélis.
DIRETO NA ESCOLA – O secretário assinalou que toda a estrutura educacional tem funcionado num único sentido, o de dotar a educação pública de condições para atender a demanda sempre crescente da população escolar, sem descuidar dos pequenos detalhes.
“Um exemplo do detalhe no cuidado com as coisas educacionais e suas unidades pode ser compreendido com o programa Dinheiro Direto na Escola que, em 2016, repassou um volume de R$ 2,1 milhões em quatro parcelas para as 80 unidades escolares, uma média de R$ 28 mil para cada uma das escolas municipais, sendo que estes valores variam de acordo com o tamanho da unidade e o volume de alunos”, disse o secretário.
Ele apontou que estes recursos públicos são para atender as demandas emergenciais das unidades escolares e são gerenciados pelo diretor da unidade que é eleito, com fiscalização do Conselho Consultivo e Deliberativo Escolar de cada unidade.
Escola em tempo ampliado está entre metas
Conceito mundial para melhorar o aprendizado, Várzea Grande instalou, desde 2015, a “Escola em Tempo Ampliado”, que é a utilização dos espaços das unidades de ensino para atividades extracurriculares, pedagógicas, lúdicas, inclusive pelas próprias comunidades e os pais dos alunos.
Até 2020 a intenção é que pelo menos 22 unidades funcionem em tempo ampliado, o que demanda investimentos em pessoal e em estrutura física. “O sentido é fazer da escola pública uma extensão das casas dos alunos e dos moradores da região, para que a comunidade possa usufruir dos espaços públicos de forma a melhorar o aprendizado, promover a ocupação em tempo integral dos alunos, possibilitar que o prédio público seja protegido de vândalos e promover um melhor encaminhamento dos homens e mulheres do amanhã”, disse a prefeita Lucimar Campos sinalizando que a meta é das 22 escolas, duas ou até mesmo mais serem nas áreas rurais para fomentar o desenvolvimento das comunidades da zona rural.
UNIFORMES – Outra ação considerada essencial pela administração municipal foi a aquisição de 100 mil uniformes escolares, compostos de duas camisetas e dois calções para cada um dos 25 mil alunos da rede pública municipal. “Além de ser uma identificação para todos os alunos é uma segurança a mais, tanto para os estudantes, como para os pais dos mesmos, pois quando o aluno está em sala de aula é nossa obrigação zelar por sua segurança”, explicou Silvio Fidélis.
“São pequenos detalhes, mas que têm importância para a população estudantil e para a própria prefeitura que zela por seus alunos como se fossem seus filhos”, disse a prefeita Lucimar Campos, apontando que todos os avanços conquistados só terão valido a pena se os alunos de hoje se tornarem profissionais do amanhã capacitados e prontos para o mercado de trabalho.