Nessa semana entrou em operação a unidade da Inpasa Brasil que fabrica etanol de milho. Localizada em Nota Mutum-MT, a capacidade de produção é de 890 m³ de etanol hidratado por dia.
Cerca de 275 empregos diretos devem ser gerados na região e em torno de 800 indiretos.
A unidade da Inpasa em Nova Mutum é a segunda maior de Mato Grosso. Existe também em Sinop, considerada a maior do estado, com produção de 560 milhões de litros de etanol de milho ao ano.
Além do etanol hidratado a partir de milho, a usina produzirá óleo de milho e DDG – farelo proteico produzido a partir da destilação dos grãos.
De acordo com a Unem, com a entrada em operação da unidade da Inpasa em Nova Mutum, o Brasil passa a ter 16 usinas de etanol de milho em funcionamento. A entidade projeta que no ciclo 2020/2021 sejam produzidos 2,5 bilhões de litros do biocombustível a partir do cereal.
“Mesmo com a retração de demanda por combustíveis causada pela pandemia, a produção de etanol de milho cresceu 93% de janeiro a julho de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Com a entrada em operação de quatro unidades ao longo deste ano, o setor ampliará sua capacidade instalada em mais de 1 bilhão de litros”, afirma o presidente da Unem, Guilherme Nolasco.
Leia mais: Empresa de etanol de milho totaliza R$ 1 bilhão de investimento em Nova Mutum