Os órgãos de proteção ao consumidor (Procons) de Mato Grosso, nas esferas estadual e municipal, participam do “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas”. A ação é uma oportunidade para os devedores negociarem com desconto suas dívidas. A ação é nacional em comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado hoje (15/3).
A conciliação será feita exclusivamente pela internet, através da plataforma de soluções e conflitos www.consumidor.gov.br e ocorrerá de 15 a 31/03/21.
O objetivo é ajudar o consumidor a restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e que necessitam manter o nome limpo e sem restrições, possibilitando novas compras, sem ter o nome inscrito em cadastros de proteção ao crédito.
No mutirão será oferecido pelas empresas redução de juros e multas para que os consumidores façam a quitação dos débitos junto aos credores.
Como participar do Mutirão
Para participar do mutirão online, o MT Econômico traz algumas orientações para os leitores. Primeiro o consumidor precisa fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar porque deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
Outro fator importante é momento do preenchimento do registro. É imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.