Os representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur) aprovaram a minuta para revisão da Lei n°10.183/2014, que dispõe sobre a Política Estadual de Turismo em Mato Grosso.
A nova proposta elenca ações mais efetivas ao setor, com diretrizes estratégicas e desafios do turismo no Estado, considerando as mudanças provocadas pela pandemia. Além da criação de uma logomarca oficial para o ‘Descubra MT’. As alterações ainda passarão por análise e votação na Assembleia Legislativa (ALMT).
Na ocasião também foram deferidas sugestões e ponderações de cada entidade representada no Cedtur sobre o mapa do turismo, que será publicado ainda neste segundo semestre. Foi aprovada ainda a minuta do projeto que cria o ‘Selo do Amigo da Melhor Idade no Turismo’, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de Mato Grosso (ABCMI). A iniciativa, única no país, visa fomentar o turismo na melhor idade por meio da certificação gratuita de municípios mato-grossenses que prestarem serviços turísticos voltados aos idosos.
Também foram debatidos temas como a participação em feiras e eventos, a revogação da resolução nº 004/2020, para contratação de sistema online de mineração de dados, a ampliação do Fundo do Turismo (Fundtur), o festival Bar em Bar, a campanha Natal Premiado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre outras definições.
De acordo com o presidente do Cedtur e secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as ações discutidas fazem parte da recuperação do turismo no Estado. “Estamos trabalhando para retomar a economia e o turismo foi um dos setores mais prejudicados nesssa pandemia, por isso, estamos focando em iniciativas que darão resultados imediatos e a médio prazo”, conclui.
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