O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), Cesar Miranda, esteve no último mês de fevereiro em Dubai e visitou a Zona Franca de Jafza, trazendo algumas experiências importantes para a ZPE de Cáceres, em fase de implantação em Mato Grosso.
Segundo o secretário disse em entrevista ao MT Econômico, a grande lição da visita ao porto de Jafza e a Zona de Livre Comércio de Dubai é a privatização da ZPE de Cáceres. “Temos que privatizar nossa ZPE, a sociedade anônima que foi criada é a Aspec. Ela tem que assumir a gestão, esse é o grande caminho. O governo dará a liberdade econômica para as empresas que atuarem lá, além de terem os incentivos federal e estadual, produzirem visando a exportação”, disse Cesar Miranda.
Em Dubai, muitas coisas são importadas para serem industrializadas na Zona de Processamento e Livre Comércio e distribuídas aos países ligados aos Emirados Árabes, como Catar, Arábia Saudita, entre outros.
A ZPE de Cáceres está em fase de construção e será lançado o edital da segunda fase em breve, segundo o secretário. “Temos conversado com os principais acionistas da Aspec, a sociedade anônima que administra a ZPE, já visando montar uma estratégia comercial da ZPE, visto que está ficando pronta a área de alfandengamento. Até o meio do ano que vem já teremos a primeira quadra e agora precisamos fazer um trabalho comercial, de gestão, para que ela possa realmente ficar de pé definitivamente”, completou o secretário.
VEJA AQUI DADOS DA ECONOMIA DE MATO GROSSO
Viagem à Dubai
Além de Cesar Miranda, estiveram na viagem uma comitiva de empresários, representantes setoriais e o governador de Mato Grosso Mauro Mendes. Na visita técnica e de articulação de investimentos para o Estado, os integrantes da comitiva visitaram a Expo Dubai 2020, participaram de workshops temáticos e realizaram reuniões com investidores.
A Expo Dubai é realizada a cada cinco anos e tem duração de 6 meses, sendo que a cada mês possui uma temática. Em fevereiro, o tema foi agricultura e sustentabilidade, assunto bem relacionado à vocação econômica de Mato Grosso. Diversas empresas brasileiras com atuação no Estado participaram, incluindo União Avícola, JBS, Marfrig, Ovos Neto, entre outras.
Entrevista completa
O secretário da Sedec-MT, César Miranda, também falou sobre o crescimento econômico de Mato Grosso, política de desenvolvimento do Estado, logística, incentivos fiscais e impacto econômico da guerra entre Rússia e Ucrânia na economia.
Ouça a entrevista completa no áudio abaixo
Para ver mais notícias sobre a viagem de Dubai que estão relacionadas à Mato Grosso, clique nos links abaixo:
MT mostra, em Dubai, que é o lugar do mundo que mais produz e preserva
MT dá primeiro passo para comercialização de créditos de carbono
Em Dubai, governo de MT busca soluções para ZPE de Cáceres
Governo de MT e Imac discutem ampliação de mercado em feira de Dubai
MT vai a Expo Dubai para ampliar relações comerciais com a Ásia