Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciaram na última segunda-feira (25), pesquisa de campo para acompanhamento das lavouras de grãos no país. Pela primeira vez no ano, Mato Grosso, receberá, por questões logísticas, acompanhamento na modalidade remota (contato eletrônico ou ligações telefônicas). Mato Grosso é o maior produtor de grãos, algodão e detentor do maior rebanho bovino do Brasil.
Outros estados como Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo, também serão atendidos de forma remota.
Durante os trabalhos, a Companhia irá acompanhar variáveis como área, produtividade, desenvolvimento das lavouras e colheita para as culturas de verão e, inclusive, as de inverno.
Os trabalhos seguem até o final do mês e os dados coletados irão auxiliar na composição do 8° Levantamento de Safra de Grãos 2021/2022, com informações dos demais estados.
Leia também: Monitoramento da Conab destaca benefício das chuvas volumosas em março
Neste levantamento, a equipe da Companhia percorrerá o Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A coleta dos dados é realizada com diversas instituições parceiras, dentre elas, entidades de classe municipais (sindicatos), pequenos e grandes produtores, cooperativas agrícolas, revendas de insumos e empresas de assistência e planejamento rural.
Segundo a sétima estimativa da safra de grãos 2021/22, divulgada no dia 7 de abril pela Estatal, a produção de grãos no país estava prevista em um total de 269,3 milhões de toneladas, o que representa 5,4% ou 13,8 milhões de toneladas superior à obtida na safra 2020/21.
Os resultados da pesquisa para o 8° Levantamento da Safra de Grãos serão divulgados no site da Companhia, no dia 12 de maio, com informações de todos os estados brasileiros.
Leia mais: Técnicos da Conab vão a campo levantar dados da safra de grãos e passam por Mato Grosso