O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, participou ontem da reunião ministerial dos setores produtivo e institucional com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros fizeram um levantamento das ações de cada pasta para a reunião de balanço de 100 dias de governo que será realizada na próxima segunda-feira (10).
Durante a abertura da reunião, o presidente Lula citou Fávaro e os resultados da recente missão à China. “Se olhar para a cara do ministro Fávaro, que voltou da China com um grupo de empresários, vocês vão perceber que é 150% de otimismo”, disse o presidente. Lula convidou Fávaro para retornar à China junto com ele e a comitiva presidencial, na próxima terça-feira (11).
Lula também afirmou que a economia brasileira terá desempenho melhor do que os pessimistas apostam. “Vamos ver o que vai acontecer quando as pessoas começarem a produzir mais, quando as pessoas começarem a comprar mais, começarem a vender mais. A gente vai perceber que a economia vai dar um salto importante”, disse.
Leia também: Opinião: Medo do governo Lula
O encontro ministerial faz parte da agenda preparatória para o balanço dessa primeira etapa de governo. Os investimentos que serão priorizados a partir desse marco devem ser anunciados nos próximos dias. Anteriormente, o presidente já havia tido reuniões específicas com ministros de áreas sociais e de infraestrutura.
REPERCUSSÃO – A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano é de 0,9%, segundo o boletim Focus de ontem. O Ministério da Fazenda projeta o Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) em 1,6%.
Há também as previsões do Banco Central, que é de 1,2%, de acordo com o Relatório de Inflação divulgado semana passada, e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que prevê um PIB de 1,4% neste ano.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO