De acordo com uma pesquisa realizada pelo núcleo de inteligência de mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a data comemorativa do Dia dos Pais promete movimentar o comércio na Capital mato-grossense e registrar um ticket médio por compras de R$ 294,27.
Conforme o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo, Fábio Granja, “tudo indica que teremos mais uma data comemorativa com bons resultados para o comércio, pois o crescimento estimado de 5,8% já é descontado os índices da inflação, ou seja, trata-se de crescimento real. Diante dos dias normais de vendas ocorridos neste ano e comparando com as demais datas comemorativas, é um volume de vendas relevante, podendo classificar a data entre a cinco melhores do ano”, pontuou ele, acrescentando que “datas como esta ajudam a movimentar a economia local, principalmente de Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso, já que a preferência de compras tem prevalecido pelas lojas físicas, fazendo assim os recursos gerarem dentre os municípios”.
Quanto aos gastos, 46,1% relataram que irão gastar mais neste ano, 26,4% gastarão igual a 2022, 26,4% menos e 1,1% ainda não sabem. O ticket médio apresentado ficou em 10,07% maior que em 2022, totalizando em 2023 o valor médio de R$ 294,27 em compras.
Em relação ao presente que irão comprar, os que estão na preferência são: Vestuário e Acessórios Masculino (38,3%), perfumes (25,8%), calçados (12,5%), joias/relógios (7,0%), artigos esportivos (5,2%), telefonia/smartphone (2,8%), alimentos e bebidas (2,4%), eletrônicos (2,1%), livros/livraria (1,1%) e outros (2,8%).
Já quando questionados sobre a quantidade de presentes que planejam comprar, 81,2% dos entrevistados responderam um presente, 18% relataram dois presentes, 2,8% a soma de três presentes e 0,4% pretendem comprar quatro presentes.
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FORMAS DE PAGAMENTO – Quando se trata das formas de pagamento, a maioria dos entrevistados (59,2%) pretende pagar à vista, enquanto 43,2% optam pelo parcelamento. Os principais meios de pagamento para à vista serão o cartão de débito com 46,2%, seguido de dinheiro (42,6%) e PIX/transferência (11,2%). Já os mais utilizados nas compras parceladas serão o cartão de crédito com 82,4%, seguido do crediário (12%) e boleto (5,6%).
LOCAL DE COMPRAS – Entre as pessoas que pretendem presentear no Dia dos Pais, 85,3% preferem comprar em lojas físicas, 5,5% pela internet, 4,8% de revendedores e 4,4% através de aplicativos. Em destaque dos locais físicos estão as lojas no Centro da cidade com 37,7%, seguido dos shoppings centers (21%) e lojas próximas nos bairros onde mora (15,5%).
MOTIVOS DA COMPRA – O desejo do pai é o grande destaque para as compras com o percentual de 69,8%, seguido pela qualidade do produto, serviço e marca (10,4%), atendimento cordial e educado dos vendedores (6,1%), rapidez e processo de atendimento (5,0%), condições facilitadas de pagamento (4,2), inovação e tecnologia do produto ou serviço (1,5%) e outros (3,0%).
Já quando foi questionado o motivo da escolha do local em que comprará, o preço foi o destaque com 36,9%, seguido por promoções (23,3%), atendimento (22,1%), facilidade na hora da compra (9%), facilidade de pagamento (5,3%), prazo de entrega (1,2%) e outros (2,2%).
COMPRAS DE ÚLTIMA HORA – A pesquisa apresenta um quadro cultural sem alteração que é a compra na véspera da data comemorativa, dos entrevistados, 72,1% iniciarão as pesquisas de compras somente na véspera ou no dia e outros 13% somente sete dias antes.