Com o recente aumento nos preços da gasolina e diesel, o uso do gás natural veicular (GNV) segue sendo o combustível mais vantajoso para o motorista. De acordo com a Comgás, a economia em veículos leves pode superar 40%, dependendo da região, quando comparado ao uso da gasolina e etanol. São muitas as vantagens de se instalar o kit GNV, pois, além de ser mais econômico, o combustível é menos poluente quando comparado a outros combustíveis fósseis.
“A crescente necessidade de soluções que reduzam o impacto ambiental, além de rendimento, economia, instalação e manutenção fáceis e a alta disponibilidade, faz do GNV uma excelente escolha para os gestores de frota, sejam elas próprias ou locadas, leves ou pesadas”, pontua Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.
Conforme a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no mais recente levantamento semanal de preços ao consumidor – entre 20 e 26 deste mês – o GNV tem preços médio de R$ 3,54 – o segundo menor do Brasil -, já o etanol hidratado teve média de R$ 3,47, junto com o de São Paulo, é o menor registrado no País, a gasolina fechou a semana com média de R$ 5,89 no Estado e no caso do óleo diesel, a média semanal mato-grossense é de R$ 5,99.
Um aspecto importante que deve ser levado em consideração nos veículos de passeio é a eficiência e o rendimento do GNV, que rende o dobro do etanol. Por exemplo, se um automóvel que utiliza GNV consegue rodar em média 14 quilômetros por metro cúbico, na comparação com etanol ele percorre, em média, apenas 7 quilômetros por litro, enquanto com gasolina são somente 10 quilômetros por litro.
“Um carro de passeio que rodar 5 mil quilômetros em um mês, poderá economizar mil reais neste período. É uma economia muito relevante, pois são, em média, 200 reais a menos a cada 1000 km rodados”, destaca Guilherme.
Para se avaliar o custo do combustível nos veículos pesados, considerando os rendimentos do gás natural veicular e do diesel e os preços médios desses produtos nos postos pela ANP, a economia do GNV supera 15% por quilômetro rodado frente ao diesel.
Outra vantagem que se destaca no caso de frotas pesadas está relacionada ao meio ambiente. Além da redução chegar até 20% na emissão dos gases do efeito estufa, a geração de poluentes locais e material particulado supera 90%. “O gás natural veicular praticamente elimina a ‘fumaça preta’ expelida pelos motores convencionais dos caminhões”, finaliza Guilherme.