O ‘Prepara Varejo 2023’ está lançado em Mato Grosso. Esta será a segunda edição do maior programa gratuito de capacitação para o comércio varejista mato-grossense realizado pelo Sistema Fecomércio/MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/MT).
“Criado no ano passado, o ‘Prepara Varejo’ visa contribuir para o aumento das vendas do comércio durante as principais datas do calendário comercial como as ações promocionais do mês da Independência, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e o Natal, a data mais prestigiada pelos consumidores“, destacou o vice-presidente da Fecomércio-MT, Marco Pessoz.
Após o lançamento, o ‘Prepara Varejo 2023’ seguirá com um circuito de palestras e oficinas para Sinop, no dia 21/9, Tangará da Serra (26 e 27), Lucas do Rio Verde (3 e 4/10), Sorriso (17 e 18/10), Rondonópolis (19/10), Cáceres (24 e 25/10), Barra do Garças (7 e 8/11) e Primavera do Leste (21 e 22/11). Além disso, a iniciativa atingirá, até o final deste ano, todos os 141 municípios mato-grossenses com abertura de 18 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional.
“Muitas pessoas acreditam que o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT é público, mas é uma entidade privada, mantida pelas contribuições da classe empresarial do comércio, e esses recursos são revertidos em projetos e ações como esta, destinadas aos comerciantes, colaboradores e à população em geral”, completou Pessoz.
Leia também: Cuiabanos estão mais dispostos ao consumo e às compras, aponta Fecomércio/MT
A empresária Alcimar Moretti, que desde 2004 atua no mercado nacional de produção e gestão de eventos, avaliou positivamente o programa e a curadoria de conteúdo do lançamento do ‘Prepara Varejo’ por dialogar com o público jovem e com as atuais necessidades do comércio. “O Sistema e o Senac/MT estão mais próximos do comércio de bens, serviços e turismo, alinhando a vocação de fazer as entregas necessárias para o varejo. Trouxe um público jovem que atua no segmento e está no mercado. Muitas novidades, animação, inspiração, comportamentos e tendências que vem aí no varejo, em especial, as mudanças provocadas pelas novas tecnologias e pelo futuro que a gente começa construir hoje”, ressaltou Moretti, que preside o Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindieventos/MT).
E por falar em futuro, o especialista no assunto e estudioso do tema há 11 anos, Tiago Mattos, elencou algumas das competências essenciais para negócios e pessoas. “Agora, toda empresa é uma empresa de tecnologia, sem exceção, e, se não é, deveria ser. A habilidade mais importante no mundo pós-pandemia é ‘futures literacy’. Poderia ser traduzido para o português como algo como ‘letramento pra futuros’, ‘alfabetização pra futuros’, ‘fluência pra futuros’, que nada mais é do que ter a capacidade de detectar o que virá pela frente. Precisamos adquirir essa fluência. Um mundo onde a gente constrói a mudança e é protagonista dessa mudança”, frisou o ‘expert em futuros’.
ESPAÇO FUTURO – Futuro e tecnologia foram protagonistas durante o lançamento do evento, na noite da última terça-feira. O Senac/MT promoveu uma exposição tecnológica com as últimas novidades do universo da realidade virtual, recursos, inovações e sistemas inteligentes disponíveis ao comerciário para o desenvolvimento de seus negócios. “O ‘Prepara Varejo’ desde o seu lançamento, no ano passado, já mostrou que é um programa que vai entrar para o calendário do comércio, de treinamento de seus colaboradores. É uma grande oportunidade e de qualidade. Chamou atenção a participação e a energia do público, os vislumbres do futuro e o aprender a pensar no amanhã, além da mentalidade empreendedora. O programa contribuirá enormemente para o comércio fechar este ano com crescimentos em todos os sentidos. Não somente de faturamento, mas também de crescimento pessoal, de crescimento humano”, finalizou o empresário Junior Cezar Vidotti, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado (Sincalco/MT).