O faturamento do varejo digital no Brasil alcançou R$ 153,7 bilhões no primeiro semestre de 2024, de acordo com a Neotrust. O setor apresentou um crescimento de 14,5% em comparação ao mesmo período no ano passado.
Os eletrodomésticos continuam a ser a principal categoria, representando 12,1% do faturamento total do e-commerce. Moda e acessórios se destacam como a segunda maior categoria, com 9,2%, superando Telefonia, que representa 8,6% neste semestre.
Outro dado relevante é a crescente participação das mulheres no varejo digital, que chegou a 61,1% dos pedidos realizados em junho de 2024, em comparação com 59,9% no início de 2023.
“Este é o maior crescimento registrado desde que a Neotrust começou a monitorar a saúde do e-commerce. Com a chegada de varejistas chineses como Shein e Temu, o mercado deve permanecer aquecido nos próximos anos”, afirma Jean-François Laloux, consultor de dados da Neotrust.
Além disso, o uso do Pix como forma de pagamento teve um crescimento significativo, passando de 18,3% das vendas em 2023 para 30,7% nesta primeira metade do ano. Para Laloux, o sucesso do Pix se deve a uma estatística: analisando os 50 maiores e-commerces brasileiros, a Neotrust percebeu que 100% deles oferecem algum tipo de desconto para consumidores que optam por esse tipo de pagamento.
Para o segundo semestre de 2024, as expectativas são ainda mais otimistas, com previsão para um novo recorde histórico no faturamento do varejo digital brasileiro. A Neotrust acredita que eventos de grande impacto, como a Black Friday e a Cyber Monday, impulsionarão ainda mais o mercado.