O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou hoje a pedra fundamental da nova Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) na Baixada Cuiabana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Mapa, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Embrapa.
A Umipi será instalada em Nossa Senhora do Livramento (MT), em uma área anteriormente ocupada pela estação de pesquisa em piscicultura da Empaer.
O ministro Carlos Fávaro, e a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruha, realizaram o descerramento da pedra fundamental. “A Embrapa transformou a agricultura tropical nos últimos 50 anos. Agora, com foco na Baixada Cuiabana, ela promoverá um novo salto de desenvolvimento, melhorando a qualidade de vida da população local”, destacou Fávaro.
“A unidade está vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop (MT). Nós vamos trazer para cá para criar um ambiente para compartilhar informações, para desenvolver a agricultura familiar, a fruticultura, a piscicultura, além de trabalhar com sistemas agroflorestais aqui na Baixada Cuiabana”, explicou Silvia.
A nova unidade atenderá uma região composta por 11 municípios, com foco na agricultura familiar e em cadeias produtivas como fruticultura, olericultura, mandiocultura, piscicultura, além de sistemas agroflorestais (SAF) e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A Umipi também promoverá a agregação de valor à produção por meio de certificações e selos, como os de indicação geográfica.
Clique aqui e entre no grupo de notícias do MT Econômico e fique por dentro de informações relevantes