Estabelecimentos comerciais de rua e shoppings centers terão movimentação intensa nesta reta final de novembro e comecinho de dezembro em função da temporada de descontos proporcionada pela Black Friday. A data, marcada por grandes promoções, deve elevar a procura dos consumidores por produtos e serviços a preços mais atrativos, o que anima representantes do varejo. Estudo feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) estima que a data vai movimentar cerca de R$ 486 milhões na economia local.
Por meio do apelo consumista da Black Friday, lojistas se reinventam a cada ano. São promoções pré-Black, queima pós-Black. Tudo para manter o fluxo de vendas em alta até o final do ano. As queimas de estoques, que marcavam o início de ano, estão sendo promovidos cada vez mais cedo, justamente para manter a circulação de pessoas e dinheiro por um período, que para muitos setores, vai de outubro a meados de janeiro.
Conforme o proprietário da Tube Surf, José Malaquias, a Black Friday é uma chance de incrementar o resultado das vendas e chegar ao Natal, o principal momento do calendário varejista, com estoques renovados. “Acredito que esta será a melhor (Black Friday) dos últimos anos porque o consumidor está muito animado. O lojista que souber se posicionar, adotar estratégias eficientes e oferecer bons descontos terá um balanço muito positivo”.
Para a empresária Thais Faria, franqueada da Chilli Beans, o corte de preços é uma oportunidade para que as marcas estabeleçam uma conexão com o consumidor. Ela também destaca a importância de datas especiais para aumentar o faturamento. “São ocasiões muito aguardadas pelos clientes e que refletem em ótimos resultados para as lojas. Todo o comércio está engajado e a expectativa é a melhor possível”.
O setor de cosméticos também ganha destaque neste período, como exemplificado pela Beauty Week, promovida pelo Boticário. Durante a campanha, os consumidores podem adquirir produtos de perfumaria e beleza com descontos de até 60% em mais de 500 itens. Os clientes que comprarem online e selecionarem a modalidade poderão retirar o pedido na loja escolhida em até 6 horas. A campanha segue até o dia 2 de dezembro em todas as lojas franqueadas.
COMÉRCIO AQUECIDO – Conforme o Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, cerca de 255 mil pessoas em Cuiabá devem ir às compras na Black Friday em 2024. O ticket médio de gastos por consumidor será de pouco mais de R$ 1,9 mil. O valor se explica pelos produtos mais demandados pelos consumidores: 26,1% dos entrevistados disseram que vão comprar eletrodomésticos, enquanto 13,6% pretendem adquirir móveis em geral e 13,1% mencionaram celulares. No entanto, a maioria (31%) ainda vai priorizar roupas e calçados.
Outro fator que justifica o ticket elevado é o fato de a Black Friday não ficar restrita somente a um dia específico. Isso porque algumas empresas praticam promoções durante a semana (Black Week) ou o mês inteiro (Black November), o que ajuda a elevar os gastos por consumidor e o volume transacionado pelo comércio.
Embora o cartão de crédito deva ser a ferramenta de compra mais utilizada na capital (47%), grande parte dos entrevistados está optando por quitar as despesas logo no momento da compra para evitar o acúmulo de dívidas. Conforme o levantamento, 45,2% dos consumidores vão usar meios de pagamento à vista, como dinheiro, cartão de débito, Pix e boletos bancários.
SALDO DA BLACK FRIDAY – As primeiras horas da Black Friday começaram mais aquecidas nesta ontem (29). Segundo levantamento do Itaú Unibanco, houve alta de 34% nas vendas processadas entre meia noite e 15h de sexta, na comparação com as mesmas horas da data comercial no ano passado.
O dado considera as compras via Adquirência (Débito e Crédito) e via Pix QR Code, feitas tanto no e-commerce quanto presencialmente, nas maquininhas da Rede. As duas modalidades também registraram crescimento período, de 21% e 118% respectivamente.
Entre os segmentos de destaque, alimentação teve um aumento de 151%, seguido por educação (108%) e saúde (26%) na mesma base de comparação. Categoria de vestuários reverteu a queda registrada nas primeiras 8h com leve crescimento de 1%.
“O Pix ganha cada vez mais relevância, não só para transações pessoais, mas principalmente para o comércio. Tivemos muitos avanços no sentido de melhorar a experiência de empresas e clientes, o que se reflete nesse aumento expressivo do uso da modalidade na Black Friday; além da facilidade para o cliente, o Pix traz outras vantagens como uma opção segura e eficiente para recebimentos pelos lojistas”, afirma Angelo Russomanno, diretor de pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco.
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