A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou o Pacto Brasil Integridade Empresarial. A iniciativa é um pacote de medidas que visa a proteção das instituições privadas para evitar casos de fraudes e irregularidades por funcionários e parceiros.
O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, destacou durante o evento na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, ontem, que ao aderir ao pacto, a instituição privada se compromete a ter um sistema de monitoramento e acompanhamento da conduta dos seus colaboradores e parceiros. “Por meio dessa rede, é possível identificar possíveis desvios de conduta e irregularidades para um enfrentamento ágil”, explicou.
“Temos um excelente programa de integridade no Sistema Fiemt e nosso primeiro tópico é integridade, por entendermos ser um tema imprescindível para o crescimento da entidade. Nos colocamos à disposição para auxiliar a CGU na mobilização do setor empresarial para adesão ao pacto”, disse o presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.
O ministro ainda agradeceu ao SFiemt pela parceria no programa. “As federações são grandes parceiras nesse processo, porque elas permitem disseminar esse programa entre as empresas e nós da CGU fornecemos as ferramentas necessárias de autoavaliação”, pontuou.
PACTO BRASIL PELA INTEGRIDADE EMPRESARIAL – O Pacto Brasil pela Integridade Empresarial é uma iniciativa da CGU que incentiva empresas a se comprometerem publicamente com a integridade em suas operações. As empresas que aderem ao pacto, por meio da assinatura de um termo de adesão e da realização de uma autoavaliação, demonstram seu compromisso com práticas éticas e transparentes.
A adesão ao pacto visa fortalecer a imagem e a reputação da empresa, mas também atrair clientes, funcionários, fornecedores e parceiros que valorizam a integridade. Além disso, medidas de integridade ajudam a prevenir fraudes e irregularidades, proporcionando maior segurança e confiança nas relações comerciais. Ao participar do pacto, as empresas também têm acesso facilitado a capital, novas oportunidades de negócios e a capacidade de atrair e reter talentos que compartilham dos mesmos valores éticos.