Dados da Lendico apontam que houve um aumento de solicitações de empréstimo por mulheres com objetivo de empreender. Só em fevereiro, 23% do total dos pedidos feitos por elas tiveram por objetivo o investimento em novos negócios ou na empresa já existente. Em 2018, representavam 19% do total. A Lendico é uma uma fintech (startup do sistema financeiro) de empréstimo pessoal online que avalia mais de 160 mil pedidos por mês.
Tomar dinheiro emprestado com juros baixos para investir no próprio negócio é uma oportunidade para crescer e conquistar a independência financeira.
As fintechs tem oferecido no mercado taxas de juros menores e formato mais simples e rápido de emprestar dinheiro. "Muitas mulheres empreendedoras veem no seu empoderamento financeiro a independência e a possibilidade de autonomia e poder de decisão em suas vidas", comenta Mylena Maurutto, CFO da Lendico.
A Lendico ainda registrou maioria de pedidos de empréstimo de mulheres em idade entre 27 e 37 anos. Entre todas que solicitaram empréstimo na fintech, 30% eram autônomas e 47% tinham carteira assinada. As demais 23% são mulheres que atuam como empregadoras, funcionárias públicas, empregadas domésticas, rentistas, donas de casa, estudantes, aposentadas, desempregadas ou não têm registro em carteira.