A região Centro-Oeste do país registrou crescimento de 20,7% no valor transacionado com cartões de crédito, débito e pré-pagos no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, aponta levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS). Trata-se do melhor resultado entre todas as regiões brasileiras. No total, R$ 82,4 bilhões foram movimentados com cartões de crédito (com 31,1% de expansão no período), pré-pagos (39,2%) e débito (1% de aumento).
“Em todo o país, observamos um aumento de 15% nos gastos por cliente no terceiro trimestre em relação a igual período do ano passado. Já o número de cartões emitidos cresceu 37%. Referência para nós, a região Centro-Oeste tem participação significativa nesses resultados.É importante destacar que o aumento do uso do cartão – especialmente a versão on-line – segue a mudança de comportamento dos consumidores, que buscam e encontram conveniência, comodidade, segurança e rapidez nos canais digitais dos bancos. Eles podem ser atendidos onde, como e quando eles quiserem: 96% de nossos clientes vinculados utilizam dois ou mais canais de atendimento. Praticamente 8 em cada 10 transações bancárias são digitais, mostra a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023. Por meio de aplicativos de smartphones e plataformas on-line, é possível efetuar transações bancárias em qualquer lugar”, argumenta Eugênio Godoy, senior head da Rede Centro-Oeste do Santander Brasil. “Hoje 97% das transações ocorrem em nossos canais digitais”, exclamou.
Conforme a pesquisa, divulgada em junho, houve um salto em transações bancárias, o maior registrado nos últimos 11 anos, muito em função do crescimento de 54% no mobile banking nos últimos 12 meses.
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O levantamento mostra que oito em cada 10 transações bancárias estão sendo feitas em canais digitais. Em 2021, eram sete em cada 10 transações. Hoje, sozinho,o celular é responsável por 66% de todas as operações feitas no País. Em contrapartida, os ATMs tiveram uma redução de 27% no número de transações.
Um dado relevante do estudo foi o salto de 531% nas transações efetivadas pelo WhatsApp, nos bancos que têm serviços pelo OTT, alcançando 56,2 milhões de transações. Deste total, 37% se referem às operações financeiras via PIX e 29% às renegociações de dívidas. A ferramenta também facilita a realização de consultas para o cliente. Dentre as transações não financeiras, as consultas de saldos e extratos (24% do total), bem como as de cartão de crédito (10%), foram as operações mais efetuadas.
Esse número ainda é considerado incipiente, mas revela a força do OTT e não contabiliza o WhatsApp Pay, a ferramenta de pagamentos de OTT da Meta. “Dos bancos ouvidos, 50% têm serviços ofertados pelo WhatsApp, com movimentações financeiras, como regularização de dívidas. O que fica como tendência é o uso do WhatsApp aumentando como canal digital“, afirmou o diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban e diretor de TI do Banco do Brasil, Rodrigo Molinari.