Fundado em Mato Grosso há 35 anos, o Sicredi tornou-se um dos maiores agentes de transformação socioeconômica do estado e do Brasil. Com atuação iniciada em 1989, a cooperativa de crédito foi além da oferta de serviços financeiros, consolidando-se como instrumento de desenvolvimento local, inclusão e redistribuição de riqueza. Em 2024, mesmo diante de adversidades, como a queda nos preços das commodities e quebras de safra, manteve sua trajetória de crescimento e fortalecimento das comunidades onde está presente.
Atualmente, é a sexta maior instituição financeira do país, com mais de 9,5 milhões de associados, presença em mais de 2 mil municípios e cerca de 3 mil agências, muitas em localidades sem outra instituição do setor. Conforme destaca João Spenthof, presidente da Central Sicredi Centro Norte, o diferencial está na base cooperativista, “Não buscamos lucro pelo lucro, mas sim gerar qualidade de vida, prosperidade e desenvolvimento regional”.
Em Mato Grosso, os números comprovam essa relevância. Com 37 bilhões de reais em carteira de crédito, é a terceira maior força financeira do estado, atrás apenas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Segundo o diretor Seneri Paludo, o destaque está na capacidade de reinvestimento, “Todo o recurso movimentado em Mato Grosso fica aqui. São 60 bilhões de reais administrados no estado, com aplicação direta nas comunidades mato-grossenses.”

O agronegócio segue como principal motor da carteira. Em 2024, dois terços do volume emprestado foram destinados ao setor, cerca de 24 bilhões de reais. O foco, no entanto, está nos pequenos, 81% das 150 mil operações atenderam micro e pequenas propriedades, evidenciando a democratização do crédito.
Diferentemente de instituições que apostam somente no digital, o Sicredi investe em um modelo “fisital”, que une presença física e tecnologia. Mato Grosso é exemplo, com 192 agências, abriga a maior rede de atendimento da cooperativa. Paludo explica, “A presença é essencial para a confiança, especialmente em comunidades do interior. Mas, ao mesmo tempo, 93% das transações são realizadas pelo aplicativo.”
Esse equilíbrio impulsiona o crescimento contínuo. O Sicredi avança, em média, 20% ao ano, ritmo superior ao dos bancos tradicionais, conforme aponta Spenthof; “Nosso modelo está em franca expansão, com desempenho duas vezes maior que o dos grandes bancos.”

A atuação da cooperativa vai além do crédito. Em 2024, mais de 8,5 milhões de reais foram investidos em programas sociais no estado, apoiando mais de 1.600 projetos comunitários. Um dos destaques é o programa: “A União Faz a Vida”, que promove educação cidadã e valores cooperativistas. Com mais de 350 mil pessoas impactadas, é considerado o maior programa de impacto social de Mato Grosso.
Esse compromisso também se reflete na geração de emprego e renda. Em 2024, mais de 1.500 profissionais foram contratados no estado, fortalecendo o vínculo com a comunidade. A lógica é clara, ao contrário dos bancos tradicionais, o Sicredi reinveste os lucros localmente, estimulando cadeias produtivas, pequenos negócios e o tecido social.
PROJEÇÕES E FUTURO – As perspectivas para os próximos anos são otimistas. A cooperativa se prepara para manter o ritmo de crescimento de 20% ao ano, ampliar sua atuação em municípios desassistidos e reforçar ações de inclusão e impacto social. Com quase 400 bilhões de reais em recursos administrados no Brasil, o Sicredi mostra que é possível conciliar rentabilidade, justiça social e desenvolvimento sustentável.
Mais do que uma instituição financeira, o Sicredi é um motor de transformação. Em Mato Grosso, onde a semente foi plantada em 1989, a cooperativa comprova que o cooperativismo pode mudar vidas, de pequenos agricultores a trabalhadores urbanos, e impulsionar um novo modelo de economia solidária, participativa e enraizada nas comunidades.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo