O faturamento do comércio eletrônico de veículos usados no Brasil atingiu a cifra de R$ 30 bilhões em negócios no ano de 2018, cerca de 66% mais que em 2017 quando faturou apenas R$ 18 bilhões, conforme levantamento da Auto Avaliar, plataforma líder no Brasil de comercialização de veículos seminovos entre concessionárias e lojistas.
As distribuidoras comercializaram no ano cerca de 786 mil automóveis pelo sistema de gestão de estoque da empresa, um crescimento de 67% em comparação com 2017.
Somente no pregão online da companhia, foram repassados aproximadamente 118 mil veículos usados aos revendedores multimarcas no País. O valor médio nas transações em 2018 foi de R$ 29 mil por veículo arrematado.
A plataforma B2B da Auto Avaliar é utilizada atualmente por mais de 2,5 mil concessionárias de veículos e cerca de 30 mil lojistas multimarcas no Brasil. O repasse online de seminovos é atualmente uma estratégia utilizada pelo varejo automobilístico para ampliar seus negócios no Brasil, em paralelo com as vendas de zero quilômetro.
Segundo JR Caporal, CEO da Auto Avaliar, as concessionárias brasileiras estão reinventando seus negócios com a aposta nos seminovos. “O uso de uma plataforma B2B para comércio de veículos traz mais agilidade e garante, sobretudo, maior transparência no repasse de automóveis feito entre concessionárias e lojistas”, comenta.
“Para se ter uma ideia, a rentabilidade dos nossos clientes com o repasse de veículos chega a dobrar, impulsionado especialmente pela gestão eficiente e controle efetivo na operação”, acrescenta Caporal.