Para contribuir com o planejamento de ações e a implementação de estratégias ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) em micro e pequenas empresas, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), vinculado ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), lançou a ferramenta “Diagnóstico ESG”, disponível online e gratuitamente.
A ferramenta conta com um questionário de 18 perguntas, que tem como resultado final a elaboração de um relatório que aponta a maturidade ESG em cada eixo: ambiental, social e governança, orientando sobre quais são as ações a serem executadas pela empresa.
A ferramenta “Diagnóstico ESG” foi lançada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade como forma de aproximar os pequenos negócios e a sustentabilidade
O “Diagnóstico ESG” pode ser acessado individualmente por empresários de qualquer território brasileiro. Em Mato Grosso, o Sebrae/MT oferece o “diagnóstico assistido”, no qual um consultor acompanha o empreendedor, esclarece dúvidas sobre o processo e fornece orientações para a execução das ações recomendadas. Para ter acesso a este acompanhamento, basta entrar em contato com qualquer unidade Sebrae no estado.
Segundo a gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Tássia Maciel, a ferramenta orienta pequenas empresas interessadas em aplicar o ESG em sua cadeia produtiva. “A ferramenta ajuda as empresas a planejar e executar as ações alinhadas à sustentabilidade. Essas inovações podem ser revistas e ajustadas em curto, médio ou longo prazo. A empresa que adota essa metodologia ganha destaque, pois atrai público e fornecedores, além de alcançarem protagonismo no mercado”, afirma.
A analista Técnica Camila Andrade destaca que o “Diagnóstico ESG” oferece uma forma simples e didática de conectar as micro e pequenas empresas à sustentabilidade. “Nós temos pesquisas que revelam os desafios que essas empresas enfrentam para se conectar ao tema. Apenas 35% delas conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ferramenta surge para oferecer acesso fácil a esse conhecimento”, explica.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo