A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT) promoveu, ontem (10), o lançamento oficial da FIT Pantanal 2022 – Fórum Internacional do Turismo do Pantanal, na sede da Federação. O fórum, que será realizado no dia 6 de junho, data em que se comemoram os 50 anos da criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Para o presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o momento é histórico e de suma importância para a retomada dos negócios no setor de turismo no Estado. “Estou muito feliz em ver este evento lotado de pessoas que amam o turismo, principalmente porque este setor foi um dos mais prejudicados durante a pandemia. Chegou a hora da retomada dos grandes eventos e o FIT marca esse novo ciclo”, destacou o presidente.
O Fórum Internacional do Turismo do Pantanal 2022 ocorrerá depois de um período de quase quatro anos, quando foi promovido pela última vez em 2018, na Abav – Expo Internacional de Turismo, considerada uma das mais importantes feiras de turismo no Brasil, realizada em São Paulo.
Leia também: Representantes de MT tomam posse como conselheiros do Sesc e Senac nacional
Um dos grandes idealizadores do FIT Pantanal é o empresário Jaime Okamura, que também faz parte do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Federação (Cetur/MT) e da Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (Astur/MT), destacou a grande novidade para os próximos anos. “Uma super novidade para o retorno do FIT é que em anos pares, como este ano, por exemplo, será realizado o ‘Fórum Internacional do Turismo do Pantanal’ e, nos anos ímpares, será promovida a ‘Feira Internacional do Turismo do Pantanal”, explicou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, parabenizou a Fecomércio/MT na promoção da retomada do FIT Pantanal e pediu união dos empresários para a cobrança da internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
“É importante que todo o Trade Turístico esteja unido. Quero que todos cobrem, assim como eu cobro diariamente, a Centro-Oeste Airports, empresa administradora do aeroporto, para criarmos essa força-tarefa e conseguirmos a internacionalização, que será extremamente relevante para o turismo mato-grossense. Parabéns à Fecomércio/MT por trazer de volta o FIT Pantanal’, ressaltou’.
O FIT Pantanal 2022 é promovido em parceria com a Associação da Região Turística Metropolitana Cuiabá Várzea Grande (Astur/MT) e será organizada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS/MT) e parceiros. O evento discutirá alternativas para fortalecer o turismo na região, visto que Mato Grosso possui um dos mais importantes biomas do mundo, além de ações práticas a serem adotadas para a sua conservação.
Leia mais: Governo cobra solução para internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon