O projeto de ferrovia que interliga Mato Grosso a Goiás foi discutido no ‘1º Workshop EF262 – Ferrovia do Cerrado’.
O evento ocorreu em Uberlândia (MG) no final de março. Em pauta discutiu-se o planejamento para construção da ferrovia que deve ligar o Alto Araguaia, no Mato Grosso, cruzando a Estrada de Ferro Norte-Sul, em Rio Verde (GO), e se interliga com a Ferrovia Centro-Atlântica em Uberlândia.
A extensão prevista da ferrovia é de 671 quilômetros. Se sair do papel, o projeto ferroviário vai integrar Mato Grosso com as regiões Sudeste e Nordeste fomentando o comércio inter-regional e possibilitando o setor industrial. Com isso, deve ocorrer a redução do custo do frete e permitindo que os produtos de Mato Grosso concorram no mercado do Sudeste. Outro benefício será trazer matéria-prima de outras regiões também com custo menor.
O trecho proposto pela Ferrovia do Cerrado estava contemplado no projeto aprovado na licitação realizada em 1989, vencida pela concessionária Ferronorte (atual América Latina Logística – ALL). Em 2010, a ALL tirou o trecho e devolveu ao governo federal.
A meta de participação do modal ferroviário no país, estipulada pelo Plano Nacional de Logística e Transporte de 2006, é de 35% até 2025. Desde a definição da meta o indicador avançou somente 4%, passando de 12% para 16% no período de 2006 a 2018.
Isso mostra o quanto o país precisa avançar em diversificação de modais de transporte. Além da ferrovia, a hidrovia é outra alternativa eficaz e barata que pode desafogar as estradas e reduzir o custo do frete. No entanto, ainda existe um grande looby das empresas do setor de transporte que lutam contra essa expansão de ferrovias e hidrovias, segundo avalia o MT Econômico.