Com otimismo, promoções, condições facilitadas de crédito, muitas novidades e decoração, lojistas apostam tudo na última semana antes do Natal e estendem funcionamento dos estabelecimentos. As lojas de rua de Cuiabá e Várzea Grande estarão abertas até às 22h e as de shoppings centers até às 23h. Nesta semana, de 19 à 23, o atendimento será diferenciado. Vale tudo para atingir a meta de aumentar as vendas em cerca de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá).
A CDL Cuiabá explica que conforme o regido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para os empregados e empregadores do Comércio Varejista em Geral e Prestação de Serviços, o horário de funcionamento dos estabelecimentos pode sofrer alterações nesse período marcado pelas festas de fim de ano. Desde ontem, dia 1º, as lojas já estão podendo funcionar até às 20h, nas duas cidades. “Os novos horários valem tanto para as lojas de rua, quanto para as dos shoppings centers e são oportunidade de venda para o lojista e de compra para o consumidor”, aponta superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
Conforme o calendário, para as lojas de rua das duas cidades nos dias 19 a 23, atendimento até às 22h. No dia 24, até às 20h. Nos dias 26 a 30, até às 22h e no dia 31, até às 18h.
Nos shoppings centers, também de Cuiabá e Várzea Grande, o atendimento será até às 23h de 17 a 23. No dia 24, das 10h até às 19h. Entre os das 26 a 30, das 10h até às 22h e no dia 31, das 10 h até às 18h.
“O fim de ano é o principal período de vendas do varejo e a autorização da extensão dos horários, possibilita para os empresários como um todo melhorar as vendas, então, é momento de investir em equipe e focar no bom atendimento”, completa Granja. O superintendente aproveita para orientar a população para que não deixe para ir às compras na última hora. “Se você se antecipa, consegue se planejar melhor, pesquisar, analisar o orçamento pessoal e realizar compras de forma consciente”.
OTIMISMO – O núcleo de inteligência de mercado da CDL Cuiabá destaca que o percentual de pessoas que pretendem realizar compras neste período é de 78,6%. Já a média de presentes por pessoas é de seis, isso se dá ao fato dessa retomada pós-pandemia, com mais liberdade para o convívio social e também pela volta do tradicional amigo oculto. O valor de gasto por pessoa no fim de ano, somando todas as compras, está em torno de R$ 1.002,00, segundo a pesquisa.
Na semana passada, outra pesquisa, dessa vez do do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio/MT (IPF/MT) mostrou que os mato-grossenses devem gastar, em média, R$ 367,83 somente para o Natal, principal data comemorativa do comércio. Com isso, a injeção na economia poderá chegar a R$ 600 milhões em todo Estado, impulsionando os mais diversos segmentos do comércio e serviços.
O levantamento indicou que a maioria dos entrevistados (57%) pretende realizar compras para a data. A opção de roupas e acessórios será o mais procurado pelos mato-grossenses (51%), seguido de brinquedos (23%), além de cosméticos e perfumes (13%). Eletrônicos, decoração e alimentação para casa obtiveram 3% cada. Já os entrevistados que afirmaram que irão viajar para fora do Estado correspondem a 1%.