A Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MT) divulgada nesta quinta-feira(11) aponta que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, foi o terminal com maior evolução no índice de satisfação dos passageiros entre os principais aeroportos do país.
O crescimento registrado no primeiro semestre de 2017 foi de 23% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Segundo a pesquisa, a melhoria se deu nos últimos 4 meses com a retomada da reforma do terminal e com as melhorias o Marechal Rondon apresentou nota acima de 4, passando de 3,83 para 4,04 nos três primeiros meses do ano. É o melhor desempenho da série histórica, medida desde 2013, para o aeroporto que foi considerado um dos piores do país. A satisfação dos usuários aproxima o aeroporto de Várzea Grande de outros grandes na nota como Congonha (4,11), em São Paulo (SP), e se distanciou de Salvador (3,83), na Bahia, que obtém o pior no ranking nacional.
Dos 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4, a média estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), numa escala que vai de um a cinco. Agora o Marechal Rondon se mantém em 14º lugar entre os 15 pesquisados pelo Ministério, porém com o maior avanço das melhorias na percepção de quem utiliza o serviço aéreo no país.
A pesquisa se refere ao primeiro trimestre deste ano onde foram ouvidos 13,8 mil passageiros nos 15 aeroportos que movimentam 80% das pessoas que viajam de avião no país.
De acordo com os índices descritos na pesquisa do Ministério da Viação Civil, na média por agrupamento de indicadores, o item infraestrutura aeroportuária do aeroporto Marechal Rondon aparece com nota 4,02, a maior entre os pontos medidos. Outra questão bem avaliada é o atendimento pelas companhias aéreas dentro do aeroporto, 4,15, tendo a cordialidade dos atendentes como destaque.
Ainda conforme os dados, o tempo de espera na fila de inspeção de segurança foi avaliado como satisfatório pelos passageiros que utilizaram o aeroporto mato-grossense, com nota geral 4,53. A qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem também recebeu nota acima de 4, ficando em 4,32. O embarque e desembarque no meio-fio vêm logo em seguida com 4,20.
A limpeza geral do aeroporto aparece como outro ponto positivo, apresentando 4,18.
As pessoas também se sentem mais seguras ao circular pelo terminal, a nota final é de 4,13. O ar-condicionado, um dos principais problemas por mais de dois anos, também registrou média de nota acima do patamar 4, ficando em 4,06, superior à média geral do terminal. Também foram bem classificados os itens: tempo de espera na fila do check-in (guichê), 4,42; velocidade de restituição de bagagem, 4,12; integridade da bagagem, 4,03.
No entanto, o que ainda precisa melhorar na opinião do passageiro não está ligado à estrutura física. Entre os itens, estão: disponibilidade e localização de bancos e caixas eletrônicos (3,58), quantidade de lanchonetes (3,47) e estabelecimentos comerciais (3,46), bem como custo benefício no estacionamento (2,90). De modo geral, os passageiros estão satisfeitos com os serviços oferecidos, segundo o levantamento.
No país, 76% dos 38 itens avaliados ficaram acima da média. Destacam-se o tempo de fila no raio-X (4,5), a cordialidade dos funcionários da inspeção (4,48) e a disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,46). Os órgãos públicos e as companhias aéreas também agradam. Nota 4,61 para o tempo de fila da aduana, 4,26 para a integridade da bagagem e 4,16 para a velocidade da restituição de bagagem (4,16).
Obra
A obra completa do aeroporto Marechal Rondon está orçada em R$ 84,63 milhões e até o momento já foram executados 80% dos serviços. A previsão é de entrega final no mês de agosto de 2017.