A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos entregou nesta sexta-feira (12) as obras de reforma e ampliação da policlínica Miguel Baracat, no bairro 24 de dezembro. A autoridade municipal garantiu que as próximas obras a serem reformadas pela prefeitura serão as do Parque do Lago e do Jardim Marajoara.
“Estamos fazendo um grande esforço para ofertar serviços de qualidade, atendimento de excelência, medicamentos, acolhimento humanizado e com isso, fazer de tudo para que o varzeagrandense possa ser atendido na sua cidade. Esta é só a primeira reforma, vamos melhorar a infraestrutura de todas as cinco policlínicas", destacou a prefeita.
Na policlínica foram feitas todas as adequações necessárias como troca do telhado, portas, janelas e pinturas, readequação dos espaços e revitalização dos ambientes, ambulatórios climatizados e nova recepção que também passa a ser climatizada. “A reforma vai contribuir, e muito, para garantir a eficácia do atendimento. O Sistema Único de Saúde do nosso Município se fortalece no atendimento de seus usuários quando proporcionamos ambientes acolhedores, equipados e com ampliação na oferta de serviços”, disse o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo.
Ele reforça ainda que a Unidade está localizada em uma região que concentra cerca de 26 bairros, tanto na área urbana quanto rural, e que com a ampliação poderá contabilizar até 300 atendimentos ao dia. “Vamos, a partir de agora, resgatar o diferencial desta policlínica que é referência em cardiologia. O atendimento ambulatorial aos cardíacos da região, bem como o eletrocardiograma voltam a ser ofertados, inclusive raio-x e atendimento odontológico”.
O vice-prefeito, Arilson Arruda, disse durante a entrega da Unidade que essas ações focadas na recuperação das policlínicas desafogam o Pronto-Socorro. “Para essa população é mais importante ainda ter um espaço confortável, amplo e funcional. A distância do Centro da cidade inviabiliza o atendimento de quem mora do lado de cá da Rodovia dos Imigrantes e por isso é fundamental manter esta unidade estruturada e acessível”.
O vice-prefeito lembrou que quando a prefeita Lucimar se comprometeu a “curar Várzea Grande”, não estava se referindo apenas a questão da saúde pública e sim da cidade como um todo. “Saúde é de fato prioridade. As policlínicas estão sendo reformadas e ampliadas, reformamos a primeira ala do Pronto-Socorro e até maio queremos entregá-lo 100% pronto à população, vamos construir o primeiro Centro de Especialidades Odontológicas do Município, e, além disso, reformamos e construímos escolas, estamos revitalizando a malha viária, ampliando o sistema de distribuição de água e tratamento de esgoto. Enfim, a cidade está sendo tratada e cuidada em sua plenitude”.
Para o gerente administrativo da policlínica, José Francisco Marques Filho, mais conhecido pela comunidade como “Filhinho”, o objetivo a partir de agora, com a Unidade estruturada, é trabalhar para que ela amplie ainda mais a oferta de novos serviços. “Com insumos, com equipamentos, com profissionais capacitados e muita vontade de atender à demanda da nossa população, seremos referência, não apenas pelo atendimento diferenciado em cardiologia, mas pelo conjunto dos serviços e do atendimento”.