As ferramentas de busca e publicidade do Google ajudaram a movimentar R$ 41 bilhões na economia do Brasil em 2018, informa o Relatório de Impacto Econômico da companhia, divulgado nesta segunda (18). Segundo o Google, mais de 60 mil empresas, publishers e organizações sem fins lucrativos utilizaram essas ferramentas durante o último ano.
Esse cálculo é feito com base em uma metodologia criada por Hal Varian, economista-chefe do Google, e traz uma estimativa de impacto na economia baseada no retorno do investimento dos clientes ao anunciar nas plataformas da empresa. Ela também leva em consideração a receita gerada pelo AdSense e os créditos oferecidos a ONGs pelo serviço Ad Grants.
De acordo com Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, o objetivo do relatório é mapear o impacto dos produtos na economia local. “O Google está comprometido em continuar a usar suas plataformas e ferramentas para ajudar empresas brasileiras a crescer, oferecendo uma contribuição relevante para a economia ao conectar empreendedores de todas as regiões do país com potenciais consumidores”, afirmou o executivo.
Fábio destacou ainda o fato de o Google estar presente no Brasil desde 2005. Atualmente, o país é um dos cinco principais mercados do mundo para as plataformas da empresa com mais de 1 bilhão de usuários, incluindo Android, Busca e Google Chrome.