O investimento federal na melhoria da infraestrutura de transportes de Mato Grosso é de R$ 807,5 milhões em 2024. O valor representa um aumento de 187% em relação a 2022, quando R$ 281,1 milhões foram aplicados nas rodovias e ferrovias mato-grossenses.
Em 2023, primeiro ano do governo do atual governo, o investimento já havia saltado para R$ 713 milhões no estado. Os dados estão disponíveis no ComunicaBR, plataforma de transparência ativa do Governo Federal.
A retomada do investimento nas rodovias e ferrovias de todo o país teve o impacto fundamental do Novo PAC. Em Mato Grosso, uma das principais obras de infraestrutura viária incluídas no programa é a BR-158/MT. Com investimento de R$ 40 milhões, os serviços de terraplanagem em Canabrava do Norte, região considerada nova fronteira agrícola do estado, especialmente em produtos como milho e soja, vai integrar futuramente a rodovia à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), facilitando todo o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro pelos portos do Arco Norte.
Também fundamental, está em andamento a obra de construção do Contorno Rodoviário de Cuiabá, na BR-070/163/364/MT, e do Contorno Rodoviário de Barra das Garças, dois empreendimentos muito aguardados pelos mato-grossenses. Em fase de ação preparatória, a construção da BR-158/MT, que abrange os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada, vai beneficiar milhares de motoristas que atravessam a região diariamente.
O Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, também vai realizar dois leilões de concessões de rodovias no Mato Grosso, que vão trazer investimentos privados para otimização e melhoria de contratos. No estado, estão previstos os leilões da BR-060/463/GO/MT, conhecida como a Rota Agro, e da BR-070/174/364/MT/RO, a Rota Agro Central.
BRASIL – O Governo Federal investirá R$ 24 bilhões na melhoria da infraestrutura de transportes do país em 2024. O valor representa aumento de 197,4% em relação aos R$ 8 bilhões investidos em 2022. A região Nordeste terá o maior aporte de recursos para rodovias e ferrovias neste ano, com R$ 6,19 bilhões; seguida pelo Sul, com R$ 4,59 bilhões; o Norte, com R$ 3,8 bilhões; o Centro-Oeste, com R$ 2,3 bilhões; e o Sudeste, com R$ 1,2 bilhão.
ESTADOS – O Rio Grande do Sul é a unidade da Federação com o maior volume de investimentos na infraestrutura de transportes em 2024, com R$ 2,88 bilhões aplicados na melhoria das rodovias e ferrovias federais que cruzam o estado. Na sequência, aparecem Bahia (R$ 2,4 bilhões), Pará (R$ 1,4 bilhão), Santa Catarina (R$ 1,2 bilhão) e Maranhão (R$ 866 milhões).
CONDIÇÃO DA MANUTENÇÃO – O investimento federal nas estradas do país levou o Brasil a alcançar o melhor Índice de Condição da Manutenção (ICM) da malha rodoviária desde o estabelecimento da atual metodologia, em 2016, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Em maio de 2024, o ICM chegou a 70% de bom, contra 12% de ruim ou péssimo. O ICM é calculado a partir de levantamento de campo, buscando classificar cada segmento em quatro categorias: péssimo, ruim, regular ou bom. O cálculo do ICM é composto pelo Índice de Pavimentação – IP (panelas, remendos e trincas), que representa 70% do valor final, e pelo Índice de Conservação – IC (roçada, drenagem, sinalização horizontal e vertical), que representa os 30% restantes.