O aplicativo Turismo Cuiabá, que contém o mapeamento completo das opções turísticas da zona urbana e rural da Capital, alcançou a marca de mais de 400 mil acessos, o que corresponde a uma média de 4 mil conexões por dia. O número corresponde a um período de apenas três meses, já que a ferramenta foi disponibilizada ao cidadão em junho deste ano, por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Turismo.
O funcionamento do App visa possibilitar o acesso da população e turistas que desejam visitar Cuiabá, às diversas rotas de gastronomia, igrejas, museus, espaços culturais e galerias de arte, Centro Histórico, rota das cervejas artesanais, rota dos vinhos e cafés artesanais, rota dos balneários, de pesca esportivas, calendário de eventos, entre outros.
O secretário municipal de Turismo, Zito Adrien, comemora os avanços e resultados obtidos. Exemplo disso, é a adesão dos municípios que compõem o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá. Barão de Melgaço foi o primeiro município, onde todas as informações locais serão inseridas no aplicativo. O município de Acorizal, está na fase do planejamento para posterior assinatura do Termo de Parceria. “Essa é mais uma determinação do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, divulgar Cuiabá para outros estados. Estamos trabalhando para transformar Cuiabá não apenas como rota de acesso para outros lugares e sim, ponto de visitação”, frisa.
Leia também: Desenvolve MT aumenta limite operacional das linhas de crédito
Até o momento, são mais de mil estabelecimentos cadastrados de diversos segmentos. Serão instalados em diferentes pontos da cidade, bem como praças, parques, aeroporto, hotéis, restaurantes e espaços públicos de maneira geral, 250 totens, contendo as informações turísticas para que os turistas e moradores possam acessar e desfrutar das belezas naturais e atrativos culturais existentes. “Terá sempre um QR Code nestes lugares para a população cuiabana e para os turistas acessarem o aplicativo. São mais de 600 estabelecimentos cadastrados nesse aplicativo. Vai estar tudo na palma da mão”, informou Zito.
“São muitos lugares a serem explorados aqui dentro e isso vai gerar emprego e renda para todos e fomentar a economia”, acrescentou o secretário.
O turismólogo e coordenador técnico da Secretaria Municipal de Turismo, Edu Sá, reforça a importância dessa ferramenta. “Todas as informações que constam no app, são frutos de parceria e engajamento com o Conselho Municipal de Turismo e Trade Turístico. São dados oficiais de cada região, estabelecimentos e localidades. A parceria é importante para fortalecer o turismo na baixada cuiabana, alicerçado nos cinco eixos de trabalho: organização, estruturação, atratividade, competitividade e qualificação profissional”, pontuou o coordenador.
“Além da segurança quanto às informações e proteção dos dados, por ser uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Turismo e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cuiabá, os cadastros permanecerão perenes, bem como atualizações de qualquer estabelecimento que já foram inseridos no aplicativo”, completou Edu.
Para acessá-lo basta baixá-lo no Play store e Apple Store ou acessar o QR Code no site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br/ .
Leia mais: Nova diretoria da Fecomércio/MT toma posse para gestão 2022-2026
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO