A FSB influência Congresso levantou que 2 deputados federais de Mato Grosso estão entre os 100 parlamentares com maior influência nas redes sociais. São eles a Rosa Neide (PT) e José Medeiros (PODE).
A melhor colocada é Rosa Neide em 21º lugar, seguida por José Medeiros (PODE), que está em 42º no ranking.
O monitoramento foi realizado entre os dias 1º e 20 de fevereiro e foram analisados número de seguidores, quantidade e alcance das publicações, além do engajamento (curtidas, comentários e compartilhados) no Facebook, Twitter e Instagram. Foram analisados 577 parlamentares, entre deputados federais e senadores.
Rosa Neide teve nota 9,956 e tem 577 seguidores no Twitter, 1.301 seguidores no Instagram e 12.678 seguidores no Facebook. A parlamentar afirma que as redes sociais possibilitam uma aproximação diária com os eleitores. Ela está à frente no ranking de políticos como Aécio Neves (PSDB-MG), Tulio Gadelha (PDT-PE) e Maria do Rosário (PT-RS).
“O parlamentar tem que prestar contas e as redes sociais são espaços em que o leitor pode acompanhar passo a passo do trabalho e dar a sua opinião. Hoje é de fundamental importância essa interação, eu procuro divulgar coisas verdadeiras, pois têm muitas mentiras e invenções, e também coisas positivas, além do trabalho parlamentar”, explica a deputada.
Já José Medeiros teve nota 5,374 no ranking e tem 59 mil seguidores no Twitter, 25 mil seguidores no Instagram e 254 mil seguidores no Facebook. Ele ficou melhor classificado no levantamento que nomes como Kátia Abreu (PDT-TO), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Celso Russomano (PRB-SP).
“O mundo mudou, a gente se comunica por esse meio, as pessoas estão vivendo no virtual. E se o político não consegue se comunicar por esse meio, não se comunica com ninguém. Isso agrega um valor novo à política, que é um misto de democracia direta e já mudou muitas decisões aqui em Brasília”, explica Medeiros.
Os próximos parlamentares de Mato Grosso classificados no ranking são o deputado federal Juarez Costa (MDB), em 149ª colocação, Dr. Leonardo (SD), em 192º, Nelson Barbudo (PSL), em 258º lugar, a senadora Selma Arruda (PSL), em 290º, Emanuelzinho (PTB), em 295º, Jayme Campos (DEM), em 308º, Neri Geller, em 390º, Wellington Fagundes (PR), em 393º.
Quando a comparação é feita apenas entre os deputados federais, Rosa Neide fica em 15ª colocação e José Medeiros sobe para a 34ª posição. E no ranking apenas com senadores, Selma Arruda fica em 57º, Jayme Campos em 58º e Wellington Fagundes em 67º.
No ranking geral, a maior nota foi da deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), que é líder do governo na Câmara. Em relação ao número de postagem, o Partido dos Trabalhadores (PT) foi responsável por 21,1% dos posts dos parlamentares.